Guimarães desenvolve programa de Natal para chegar a todos os vimaranenses
Domingos Bragança destaca a oferta de cabazes de natal a famílias carenciadas. Há ainda uma proposta com o objetivo de potenciar o comércio através de incentivos aos vimaranenses.
A magia do natal em Guimarães é inclusiva e “estende-se a toda a sociedade”. Domingos Bragança anunciou esta quarta-feira que a autarquia “disponibilizará os meios financeiros necessários para apoiar as famílias carenciadas, através da oferta de cabazes e brinquedos ou livros para as crianças. A magia do Natal terá de acontecer em cada casa!”. O Presidente da Câmara destacou que “vivemos um tempo complicado de pandemia e vamos fazer tudo para apoiar os vimaranenses com maior carência, num trabalho de articulação com a Rede Social Interfreguesias”. Este objetivo complementará a iniciativa “Pintar o Natal de Alguém” –árvores solidárias, pintadas por artistas vimaranenses, colocadas em vários espaços públicos - onde se recolherão alimentos, roupa, livros e brinquedos, e que serão doadas, a instituições como a Refood, Fraterna, Centro Juvenil de S. José, Associação de Apoio à Criança, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Lar de Santa Estefânia.
Entre outras, estas são algumas das propostas que complementam o programa de Natal em Guimarães, com iniciativas a decorrerem entre os dias 4 de dezembro e 2 de janeiro de 2021. Sob o lema “Aqui há uma magia que se vê e que se sente”, a Câmara Municipal de Guimarães desenvolveu um vasto programa com registo das suas marcas identitárias: a Cultura e o Património, a Economia, a Ação Social e a Sustentabilidade Ambiental. Há uma forte aposta nas pessoas e com o objetivo de chegar a todos os Vimaranenses.
Através de um contributo para o renascer da confiança, em Guimarães será possível apreciar as iluminações animadas, os concertos de natal, as comemorações do património, a iniciativa do “Natal à Janela” com animação nas Estruturas residenciais para Idosos, cumprindo todas as regras de segurança no âmbito do momento de pandemia.
O Presidente da Câmara apontou ainda os apoios para dinamizar o comércio, através de um conjunto de incentivos assente na criação do Quiosque Eletrónico (Proximcity). Está definida uma proposta de atribuição de 40 mil euros em vouchers, para serem utilizados nos negócios registados na plataforma, a que se soma montante idêntico destinado a apoiar o serviço de entrega ao domicílio das compras efetuadas na mesma plataforma. Fica assim investido um valor em muito superior ao despendido na última Passagem de Ano, diretamente nos negócios locais e como sinal claro do apelo ao consumo nos negócios vimaranenses.
Ainda na vertente do apoio ao comércio, e prosseguindo os objetivos da sustentabilidade ambiental, a autarquia de Guimarães vai oferecer dez bicicletas elétricas (para as várias faixas etárias e géneros) que serão sorteadas no Dia do Reis para os utilizadores do comércio local. Com esta aposta, Domingos Bragança enaltece “mais um contributo para impulsionar a atividade económica, assim como promover as boas práticas na área da mobilidade descarbonizada”.
Notícias relacionadas
-
Inauguração nacional da Exposição Tátil “Territórios Culturais” em Guimarães
Inauguração nacional da Exposição Tátil “Territórios Culturais” em Guimarães
25 Jun -
III Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas em Guimarães
III Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas em Guimarães
25 Jun