Guimarães e Compiègne celebram dez anos de geminação com projetos futuros a pensar no ambiente
Relações internacionais aprofundadas com cidade geminada há uma década. Novos projetos em cooperação serão desenvolvidos a curto prazo. Sessão protocolar serviu para estreitar contactos com associações luso-francesas.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente do Município de Compiègne, Philippe Marini, assinalaram a primeira década de geminação entre as duas cidades com a celebração de um acordo onde é afirmada a vontade de desenvolver ambas as autarquias, estabelecendo intercâmbios no âmbito de projetos relacionados com a candidatura a Capital Verde Europeia 2020. Entre as propostas, está a criação do “Jardim de Compiègne”, replicando em Guimarães espécies de origem gaulesa compatíveis com a biodiversidade vimaranense, o estabelecimento de um protocolo com o Laboratório da Paisagem ou a idealização do Centro de Couros em Compiègne.
«O ambiente é uma das nossas prioridades. Estamos a trabalhar nas linhas de ação que vão alicerçar, em 2017, a nossa candidatura a Capital Verde Europeia – ambição coletiva de uma cidade e de um concelho que pretende ser ambientalmente de excelência e um bom sítio para se viver na Europa», referiu Domingos Bragança, Presidente da Autarquia, no decurso da sessão solene, que decorreu nos Paços do Concelho de Compiègne e que, além da Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, contou com a presença de António Magalhães, Presidente da Assembleia Municipal, que esteve, em 2006, na origem da geminação.
«Temos muitos pontos em comum e certamente que vamos estabelecer, no futuro, uma boa parceria. Também estamos interessados em desenvolver o Centro de Couros, privilegiando a componente do design», destacou o Presidente da Câmara de Compiègne, Philippe Marini, após ter assinalado igualmente os 50 anos de geminação com a cidade luxemburguesa de Vianden, numa cerimónia protocolar que contou com a participação de vários representantes de entidades locais, designadamente, da Associação de Geminação Compiègne-Guimarães, presidida por Ernesto Oliveira.
Durante a deslocação, Domingos Bragança teve ainda oportunidade de contactar com a comunidade vimaranense ali radicada, estreitando ainda relações institucionais com associações locais luso-francesas, nomeadamente, os “Lusitanos de Compiègne”, cujo grupo folclórico atuou antes da assinatura da “Carta Aniversário”. O Presidente do Município de Guimarães conheceu também as instalações de duas outras coletividades onde estão representantes vimaranenses, designadamente, a L’ES Compiègne e a FC Portugueses Compiègne.
Guimarães na toponímia de Compiègne
Capital do Departamento do Oise, região da Picardia, Compiègne situa-se entre o Rio Oise e uma das mais extensas manchas florestais de França. Município com 45 mil habitantes, distribuídos por 53,10 quilómetros quadrados de superfície, dista 1.650 quilómetros de Guimarães, 230 de Bruxelas e 90 de Paris. A situação geográfica conferiu-lhe um papel estratégico e militar importante, tornando o Município palco de diversos marcos históricos muito significativos: captura e prisão, pelos ingleses, de Joana D'Arc (século XVI), sede do hospital e quartel-general das tropas aliadas durante a I Guerra Mundial e palco da cerimónia de assinatura do Armistício de 1918 e 1940.
Compiègne é uma cidade de ciência e tecnologia, devido ao dinamismo industrial, à Universidade Tecnológica e ao Centro de Investigação que dispõe. O setor económico que prevalece é o secundário, contudo, o primário tem uma forte componente económica. Em julho de 2014, a cidade francesa procedeu à inauguração de uma rotunda com o nome do concelho de Guimarães, no âmbito do protocolo de geminação estabelecido em 2006, passando a integrar a Cidade-Berço na toponímia da região gaulesa da Picardia.
Notícias relacionadas
-
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
Guimarães novamente reconhecido com Prémio Bandeira Verde em dois espaços verdes
22 Ago -
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
Guarda-rios da Vitrus registam 150 ocorrências em Guimarães no último ano
30 Jul