Guimarães é uma das cidades candidatas a receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019
A AAUM apresentou formalmente a sua candidatura à Federação Académica do Desporto Universitário na tarde desta terça-feira, 10 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança presidiu à cerimónia.
Na tarde desta terça-feira, 10 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, teve lugar a apresentação formal da candidatura da Associação Académica da Universidade do Minho à organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019. Guimarães foi o palco escolhido pela AAUM para acolher o evento, que contará com finais de 7 modalidades (Andebol, Voleibol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Futebol, Futsal e Rugby), mais uma candidatura paralela para a Ginástica Artística.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o Pró-Reitor da Universidade do Minho, Guilherme Pereira, o Administrador dos SASUM, António Paisana, do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, e do Presidente da AAUM, Nuno Reis.
Na sua intervenção, Domingos Bragança endereçou os parabéns à Universidade do Minho e à Associação Académica pela candidatura efetuada, dizendo que a mesma tem todas as condições de sucesso, uma vez que reúne várias vontades, nomeadamente o empenho da Câmara Municipal de Guimarães e de todas outras instituições de poder local e desportivas do concelho que se envolveram nesse desiderato. “Fomos Cidade Europeia do Desporto em 2013 e temos importantes dinâmicas associativas na área desportiva”, disse. O Presidente da Câmara deu especial relevo ao facto desta candidatura aliar o desporto às preocupações ambientais, sendo criado para o efeito um Conselho Verde cuja preocupação é procurar soluções que reduzam significativamente a pegada ecológica que este tipo de eventos implica. Deu como exemplo o consumo de água em garrafas de plástico, que será uma das preocupações e que será alvo de uma solução. “Temos patamares elevados de qualidade em tudo que nos propomos fazer, e este evento não será exceção. A mais-valia desta candidatura é esta componente ambiental associada”, quis frisar Domingos Bragança. O Presidente deixou outro desafio à academia: “faz sentido que se possa pensar a criação de uma Escola Superior de Desporto em Guimarães”, concluiu.
A AAUM já organizou por sete vezes estas fases finais (1994, 1996, 1998, 2002, 2007, 2012 e 2015), em trinta anos de existência desta competição. Caso esta candidatura seja vencedora, o que se saberá dentro de 2 semanas, Guimarães receberá em 2019 mais de 2500 atletas universitários, em duas semanas de competição. É a primeira vez que a AAUM candidata a esta organização apenas um município, o de Guimarães, que competirá com a candidatura de Lisboa.
Notícias relacionadas
-
Estádio D. Afonso Henriques recebe jogo solidário em homenagem a NenoNotícias Desporto
Estádio D. Afonso Henriques recebe jogo solidário em homenagem a Neno
01 Jun -
Guimarães apresenta projeto A.Linho em Bruxelas, numa conferência internacionalNotícias Desporto
Guimarães apresenta projeto A.Linho em Bruxelas, numa conferência internacional
31 Mai