Guimarães é uma das cidades candidatas a receber as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019

A AAUM apresentou formalmente a sua candidatura à Federação Académica do Desporto Universitário na tarde desta terça-feira, 10 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança presidiu à cerimónia.
Na tarde desta terça-feira, 10 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, teve lugar a apresentação formal da candidatura da Associação Académica da Universidade do Minho à organização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2019. Guimarães foi o palco escolhido pela AAUM para acolher o evento, que contará com finais de 7 modalidades (Andebol, Voleibol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Futebol, Futsal e Rugby), mais uma candidatura paralela para a Ginástica Artística.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o Pró-Reitor da Universidade do Minho, Guilherme Pereira, o Administrador dos SASUM, António Paisana, do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, e do Presidente da AAUM, Nuno Reis.
Na sua intervenção, Domingos Bragança endereçou os parabéns à Universidade do Minho e à Associação Académica pela candidatura efetuada, dizendo que a mesma tem todas as condições de sucesso, uma vez que reúne várias vontades, nomeadamente o empenho da Câmara Municipal de Guimarães e de todas outras instituições de poder local e desportivas do concelho que se envolveram nesse desiderato. “Fomos Cidade Europeia do Desporto em 2013 e temos importantes dinâmicas associativas na área desportiva”, disse. O Presidente da Câmara deu especial relevo ao facto desta candidatura aliar o desporto às preocupações ambientais, sendo criado para o efeito um Conselho Verde cuja preocupação é procurar soluções que reduzam significativamente a pegada ecológica que este tipo de eventos implica. Deu como exemplo o consumo de água em garrafas de plástico, que será uma das preocupações e que será alvo de uma solução. “Temos patamares elevados de qualidade em tudo que nos propomos fazer, e este evento não será exceção. A mais-valia desta candidatura é esta componente ambiental associada”, quis frisar Domingos Bragança. O Presidente deixou outro desafio à academia: “faz sentido que se possa pensar a criação de uma Escola Superior de Desporto em Guimarães”, concluiu.
A AAUM já organizou por sete vezes estas fases finais (1994, 1996, 1998, 2002, 2007, 2012 e 2015), em trinta anos de existência desta competição. Caso esta candidatura seja vencedora, o que se saberá dentro de 2 semanas, Guimarães receberá em 2019 mais de 2500 atletas universitários, em duas semanas de competição. É a primeira vez que a AAUM candidata a esta organização apenas um município, o de Guimarães, que competirá com a candidatura de Lisboa.
Notícias relacionadas
-
Corrida “Estafeta da Amizade” entre Braga e Guimarães estreia a 29 de maioNotícias DesportoNotícias gerais
Corrida “Estafeta da Amizade” entre Braga e Guimarães estreia a 29 de maio
08 Mar -
Ministro da Ciência em Guimarães assiste ao concerto dos 42 anos da Universidade do MinhoNotícias EducaçãoNotícias gerais
Ministro da Ciência em Guimarães assiste ao concerto dos 42 anos da ...
15 Fev