Guimarães em destaque em conferência europeia
Vice-Presidente Adelina Paula Pinto destacou trabalho de Guimarães na área da sustentabilidade
Guimarães esteve em destaque na Conferência desta quinta-feira, em formato híbrido, em Bruxelas, organizada pelo Observatório do Desenvolvimento Sustentável, do Comité Social e Económico Europeu. A conferência, intitulada “Ecological overshoot: How the EU can push back against resource depletion (Sobrecarga Ecológica: Como a UE pode atrasar o esgotamento dos recursos" colocou diversas personalidades europeias a refletir sobre a importância das políticas climáticas e as medidas para reduzir a pegada ecológica.
No painel de partilha de boas práticas e iniciativas, Guimarães foi a cidade europeia escolhida para apresentar o seu trabalho, nomeadamente sobre a importância do cálculo da pegada ecológica na orientação das suas políticas municipais. Relembre-se que, desde 2016, Guimarães calcula a sua pegada ecológica municipal, num trabalho em parceria com a Global Network Footprint e a Universidade de Aveiro.
Na sessão, a Vice-Presidente do Município de Guimarães, e responsável pelo pelouro da Candidatura a Capital Verde Europeia, teve oportunidade de destacar a importância de instrumentos de monitorização que contribuam para a definição das políticas locais, assim como partilhar alguns projetos em curso, e que visam contribuir para a diminuição da pegada ecológica municipal. O Ecossistema de Governança Guimarães 2030 foi também um dos destaques, pela sua importância na criação de sinergias e no envolvimento dos cidadãos.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária MunicipalNotícias geraisNotícias GMV
Câmara de Guimarães cria plano para limpar duas vezes por ano Rede Viária ...
24 Ago -
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga do ambienteNotícias gerais
Técnica superior do Município de Guimarães premiada por ideia original amiga ...
21 Jan