Guimarães no centro do debate sobre igualdade, inclusão e diversidade de género
A “Igualdade de Género” na Europa será um dos temas a abordar no Fórum que se realizará na Cidade Berço, no âmbito da Temporada Portugal-França. Destaque ainda para a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
A cidade de Guimarães vai receber, durante a próxima semana, o “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista” que reunirá em Portugal, entre os dias 18 e 20 de outubro, feministas e especialistas de Portugal, França e outros países, através da Temporada Cruzada. No dia 20 de outubro, será apresentado, igualmente em Guimarães, o programa da 6ª Edição do Prémio Viver em Igualdade, numa cerimónia a realizar no Teatro Jordão, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, lançou um apelo à sociedade vimaranense para a participação nestas jornadas. “Este é o momento importante para o debate e reflexão sobre a igualdade de género e a inclusão, indo ao encontro das políticas públicas que devem ser implementadas. Contamos com a presença de vários especialistas e faço um apelo para que a sociedade vimaranense participe, assim como a comunidade escolar, entidades e associações de Guimarães, bem como as IPSS que diariamente trabalham com os utentes e as suas famílias”, destacou o Presidente da Câmara de Guimarães, em conferência de imprensa que se realizou esta terça-feira no Paço dos Duques.
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, frisou que “Guimarães é a cidade ideal para receber este evento”, focando os temas que são propostos no programa “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista”, assumindo o compromisso concreto com a igualdade, inclusão e diversidade de género. A abertura será no dia 18 com a apresentação do documentário “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho. Durante o dia 19 estão programadas várias mesas redondas, para abordar temas como “Novas Cartas Portuguesas 50 Anos Depois”, “Os Direitos das Mulheres”, “Feminismos, democracia e paz” ou “O papel fundamental dos homens feministas”. No último dia serão apresentadas as conclusões pelo Presidente da Temporada Portugal-França 2022, Emmanuel Demarcy-Mota, pela Comissária pela parte portuguesa, Manuela Júdice, pela Comissária pela parte francesa, Victoire di Rosa e ainda pela Presidente da CIG, Sandra Ribeiro. A sessão de encerramento, às 12h30, estará a cargo da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
Da parte da tarde, decorrerá a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a atribuição dos prémios a 25 Municípios, onde se destaca a terceira distinção ao Município de Guimarães, numa iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
Consultar programa completo:
https://www.cig.gov.pt/iniciativas-nacionais/forum-igualdade-encontro-feminista/
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de AlzheimerNotícias geraisNotícias Social
Guimarães recebe no sábado primeira conversa em família sobre a doença de ...
20 Jan -
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei FundadorNotícias geraisNotícias Social
Mais de mil Reis Magos cantaram as janeiras 2016 na cidade do Rei Fundador
15 Jan