Guimarães no centro do debate sobre igualdade, inclusão e diversidade de género
A “Igualdade de Género” na Europa será um dos temas a abordar no Fórum que se realizará na Cidade Berço, no âmbito da Temporada Portugal-França. Destaque ainda para a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
A cidade de Guimarães vai receber, durante a próxima semana, o “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista” que reunirá em Portugal, entre os dias 18 e 20 de outubro, feministas e especialistas de Portugal, França e outros países, através da Temporada Cruzada. No dia 20 de outubro, será apresentado, igualmente em Guimarães, o programa da 6ª Edição do Prémio Viver em Igualdade, numa cerimónia a realizar no Teatro Jordão, com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, lançou um apelo à sociedade vimaranense para a participação nestas jornadas. “Este é o momento importante para o debate e reflexão sobre a igualdade de género e a inclusão, indo ao encontro das políticas públicas que devem ser implementadas. Contamos com a presença de vários especialistas e faço um apelo para que a sociedade vimaranense participe, assim como a comunidade escolar, entidades e associações de Guimarães, bem como as IPSS que diariamente trabalham com os utentes e as suas famílias”, destacou o Presidente da Câmara de Guimarães, em conferência de imprensa que se realizou esta terça-feira no Paço dos Duques.
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, frisou que “Guimarães é a cidade ideal para receber este evento”, focando os temas que são propostos no programa “Fórum da Igualdade: Encontro Feminista”, assumindo o compromisso concreto com a igualdade, inclusão e diversidade de género. A abertura será no dia 18 com a apresentação do documentário “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho. Durante o dia 19 estão programadas várias mesas redondas, para abordar temas como “Novas Cartas Portuguesas 50 Anos Depois”, “Os Direitos das Mulheres”, “Feminismos, democracia e paz” ou “O papel fundamental dos homens feministas”. No último dia serão apresentadas as conclusões pelo Presidente da Temporada Portugal-França 2022, Emmanuel Demarcy-Mota, pela Comissária pela parte portuguesa, Manuela Júdice, pela Comissária pela parte francesa, Victoire di Rosa e ainda pela Presidente da CIG, Sandra Ribeiro. A sessão de encerramento, às 12h30, estará a cargo da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
Da parte da tarde, decorrerá a cerimónia da entrega dos Prémios Viver em Igualdade, com a atribuição dos prémios a 25 Municípios, onde se destaca a terceira distinção ao Município de Guimarães, numa iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
Consultar programa completo:
https://www.cig.gov.pt/iniciativas-nacionais/forum-igualdade-encontro-feminista/
Notícias relacionadas
-
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamentoNotícias Social
Campanha “1€ abem” Iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os ...
17 Mai -
Ação Social Integrada de Guimarães promove formação para equipas de apoio a pessoas vulneráveis e migrantesNotícias Social
Ação Social Integrada de Guimarães promove formação para equipas de apoio a ...
10 Mai