Guimarães participa na Conferência da ICC e no Fórum de Negócios dos Presidentes de Câmara
Este encontro promoveu o diálogo entre líderes políticos e empresariais, com o foco no aproveitamento das capacidades das cidades em criar mercados líderes para as indústrias de tecnologia limpa e digital da Europa.
Decorreu na passada semana, no Porto, a Conferência do Desafio das Cidades Inteligentes (ICC), da Comissão Europeia, sobre Acordos Verdes Locais e o Fórum Empresarial de Autarcas (Mayors – Business Forum), que contou com a participação de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães.
Para Paulo Lopes Silva, este evento, focado nos Acordos Verdes Locais e no Fórum Empresarial de Autarcas, "ofereceu uma plataforma importante para discutir o futuro das cidades sustentáveis e inteligentes" onde a troca de ideias e experiências com líderes políticos e empresariais "reforçou a importância das parcerias cidade-empresas na condução da transição verde". Estes esforços são "fundamentais para criar novas oportunidades para empresas e cidadãos europeus", com Guimarães a reafirmar o seu compromisso contínuo com a sustentabilidade.
No stand das boas práticas do Município de Guimarães, o Laboratório da Paisagem apresentou ainda o projeto Desporto Carbono Zero como sendo uma iniciativa que pretende alinhar e integrar a estratégia dos clubes desportivos com os objetivos de desenvolvimento sustentável, de forma a reduzir a sua pegada de carbono e potenciar a transição verde e digital para a construção de uma cidade mais sustentável e resiliente.
Este encontro promoveu o diálogo entre líderes políticos e empresariais, com o foco no aproveitamento das capacidades das cidades em criar mercados líderes para as indústrias de tecnologia limpa e digital da Europa. Nas suas variadas intervenções, os participantes destacaram o papel preponderante das parcerias cidade-empresas na condução da transição verde através de Acordos Verdes Locais e no reagrupamento da capacidade industrial mais próxima de casa.
Ao integrar planos de ação verdes e locais, acelerar tecnologias estratégicas de emissão zero, permitir zonas industriais, criar vales de aceleração de emissão zero e aproveitar a IA e gémeos digitais, os líderes políticos e empresariais pretendem reacender a competitividade sustentável local. Este esforço coletivo é fundamental para regenerar as economias locais e criar novas oportunidades para as empresas e cidadãos europeus.
Os compromissos políticos principais endossados pela comunidade ICC foram capturados nas Conclusões do Fórum de Negócios dos Presidentes de Câmara da ICC, que poderá encontrar em Intelligente Cities Challenge - Conference & Mayors Business Forum Conclusions.
Notícias relacionadas
-
Guimarães recebeu sessão de informação sobre cidades e comunidades inteligentesNotícias DDENotícias geraisNotícias GMV
Guimarães recebeu sessão de informação sobre cidades e comunidades inteligentes
27 Out -
Jornada europeia sobre “Cidades Inteligentes” esta quinta-feira no AveParkNotícias DDENotícias geraisNotícias GMV
Jornada europeia sobre “Cidades Inteligentes” esta quinta-feira no AvePark
25 Out