Guimarães presente na ‘Smart City Expo World Congress’ em Barcelona
Evento reúne centenas de especialistas, decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades.
Guimarães é um dos municípios que faz parte da comitiva que irá participar na Smart City Expo World Congress (SCEWC), em Barcelona, tratando-se do evento internacional mais importante do sector das cidades inteligentes.
Esta é a primeira vez que Portugal vai marcar presença com um stand onde municípios e empresas poderão mostrar à comunidade global os seus projetos e soluções.
De 15 a 17 de novembro, Barcelona volta a ser palco deste certame, que todos os anos reúne centenas de especialistas, decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades.
Em 2022, Portugal terá, pela primeira vez, um stand próprio em exposição na feira SCEWC, em Barcelona. “SMART Portugal” será o nome do espaço, no qual até 20 municípios e empresas poderão mostrar e partilhar projetos e soluções de inteligência urbana implementadas com sucesso no território nacional.
Num investimento feito pelos expositores, há, até agora, 12 participações confirmadas, incluindo as dos municípios de Guimarães, Braga, Lisboa, Porto e Vila Nova de Famalicão, e das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Oeste e de Viseu, Dão e Lafões.
A informação foi avançada em exclusivo à Smart Cities pela NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, entidade responsável pela organização da iniciativa, para qual conta com o apoio da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Consulado Geral de Portugal em Barcelona e a participação da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Localizado numa zona central da feira, com 230 metros quadrados de área, o stand “SMART Portugal” vai disponibilizar um espaço para cada um dos expositores e uma zona comum na qual os participantes poderão, ao longo dos três dias, fazer breves apresentações multimédia e pitchs sobre as suas iniciativas.
Segundo adiantou a organização, no primeiro dia, estão previstas as presenças de um membro do Governo português, de Pedro Folgado, em representação da ANMP, e da Cônsul-Geral de Portugal em Barcelona, Ana Coelho, que farão a inauguração do espaço luso. Fora do stand “SMART Portugal”, mas incluída na iniciativa, vários representantes nacionais terão ainda a possibilidade de participar numa mesa-redonda de 45 minutos, a ter lugar espaço “Agora” do SCEWC, numa ação patrocinada pela AICEP.
Neste ano, a comitiva portuguesa que integra a visita ao SCEWC inclui, até ao momento, 18 presidentes de câmaras municipais e 30 responsáveis de cargos de decisão política.
Notícias relacionadas
-
Primeira edição do SetUp IN(dustry) termina com balanço positivoNotícias DDE
Primeira edição do SetUp IN(dustry) termina com balanço positivo
26 Set -
Reforçado o papel da interajuda entre municípios para a evolução da Economia CircularOutras Notícias
Reforçado o papel da interajuda entre municípios para a evolução da Economia ...
21 Set