Imagens do Rally de Portugal com início no Castelo e desfile de carros pelo centro de Guimarães
“Cerimonial Start” privilegiou o público, que assistiu à sessão de abertura em alguns dos locais míticos onde se escreveu a história do país. Encosta do Castelo recebeu a recriação de uma feira medieval.
Um cenário idílico, com o Castelo de Guimarães como pano de fundo, abraçou os 96 pilotos que participam na edição deste ano do WRC Vodafone Rally de Portugal, pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis. O início da mais importante prova do desporto motorizado que se realiza em Portugal principiou esta quinta-feira, 21 de maio, no Campo de São Mamede, devidamente engalanado para o primeiro dia.
Os carros de competição percorreram alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, passando em frente à estátua D. Afonso Henriques, Largo da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso e Largo do Toural, conhecido como a sala de visitas de Guimarães cuja praça foi contornada pelos pilotos em direção à Avenida D. Afonso Henriques, seguindo para Urgezes com destino à autoestrada (A11).
«Este é um momento simbólico e especial, com imagens de uma grande riqueza do ponto de vista de atratividade e com um significado muito grande para a divulgação de Guimarães», afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município, antes de dar início à partida do vimaranense Pedro Meireles, o primeiro piloto a sair do Campo de São Mamede rumo a Lousada.
Com uma extensão total de 1529 km, dos quais mais de 354 km competitivos, distribuídos por 16 provas de classificação, a edição 2015 do Rally de Portugal é uma prova contemporânea, compacta, adaptada às expetativas da FIA, do promotor e dos participantes, disputada numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros.
Depois da Super Especial na pista de ralicross de Lousada, o segundo dia de competição decorrerá esta sexta-feira, 22 de maio, no Alto Minho, onde os concorrentes do rali enfrentam uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km). Este figurino competitivo repete-se no sábado, 23 de maio, agora na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Amarante (37,67 km).
Para domingo, 24 de maio, estão reservados dois troços: Fafe (11,15 km), cuja secção final foi utilizada nos últimos três anos como palco do bem-sucedido WRC Fafe Rally Sprint, será disputado por duas vezes, a segunda das quais corresponderá ao Power Stage, entre as quais se intercalará uma passagem pela longa classificativa de Vieira do Minho, a qual, com os seus 32,35 km, poderá ter um papel de relevo no estabelecimento da classificação final.
| VÍDEO | Rally de Portugal em Guimarães |
Notícias relacionadas
-
Como Guimarães receberá esta quinta-feira a partida do “Vodafone Rally de Portugal 2016”Notícias DesportoNotícias gerais
Como Guimarães receberá esta quinta-feira a partida do “Vodafone Rally de ...
16 Mai -
Rally de Portugal 2016 começa no Castelo de Guimarães no dia 19 de maio (18 horas)Notícias DesportoNotícias gerais
Rally de Portugal 2016 começa no Castelo de Guimarães no dia 19 de maio (18 ...
11 Jan