Inauguração da Alameda Rosas Guimarães nas Caldas das Taipas - no primeiro dia das comemorações de 24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal
Celebração do 81.º aniversário da elevação de Taipas a Vila decorreu este sábado, 19 de junho.
Caldas das Taipas está a transformar-se para ser uma Vila de referência. A convicção de Domingos Bragança foi partilhada este sábado na inauguração da requalificação da Alameda Rosas Guimarães, no âmbito do programa das comemorações do 24 de Junho de 1128 – Dia Um de Portugal – e também da celebração do 81.º aniversário da elevação de Taipas a Vila.
“A requalificação da Alameda Rosas Guimarães está bem conseguida, é uma marca ambiental e identitária de Caldas das Taipas, que vai ao encontro da estratégia termal e ambiental que teve uma forte projeção nacional no início do século XX”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
Domingos Bragança destacou a intervenção que está a acontecer na vila taipense. “Há dois anos, inaugurámos a EB23 de Caldas das Taipas, com uma marca forte na educação. Agora, procedemos à requalificação de um espaço emblemático de Caldas das Taipas e esta Alameda consiste no início de um conjunto requalificação que estamos a concretizar e que será uma autêntica transformação da centralidade da Vila das Taipas. Esta transformação física, com forte investimento da Câmara Municipal, vai causar algum desconforto até estar concluída, mas é uma autêntica transformação de Caldas das Taipas e significa que daqui a três anos transforma-se numa das Vilas de referência e de símbolo identitário forte para um território sustentável ambientalmente”.
O Presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares, destacou a importância de assinalar este dia festivo associado às comemorações do 24 de Junho como uma “decisão que enobrece a Vila de Caldas das Taipas e reconhece a importância deste território”.
O autarca apontou que a intervenção na Alameda Rosas Guimarães “marca de forma indelével aquela que é principal artéria da nossa freguesia, que liga o Centro Cívico histórico (que também está a ser requalificado) ao nosso principal postal de visita que é o nosso Parque de Lazer”, numa homenagem a José Francisco Rosas Guimarães. Luís Soares salientou, ainda, que “o que está a acontecer na Vila de Caldas das Taipas não é uma simples mudança, mas uma verdadeira revolução que se consubstancia na renovação do espaço público e também na forma como todos os taipenses e comunidades que rodeiam a Vila de Caldas das Taipas olham para o futuro numa ideia que trazermos do passado, vivemos do presente e transportarmos para o futuro”.
Na sessão solene da celebração do 81º aniversário da elevação a Vila, destaque ainda para as condecorações com a entrega da medalha de honra a Mário Manuel Remísio Dias de Castro, Domingos da Silva Maia, Domingos Marques de Sousa Porfírio Oliveira Martinho, Francisco Pires da Costa e Silva, Carlos Manuel Remísio de Castro, Constantino João Quintas Veiga e Mário António Oliveira Rodrigues. Foram ainda atribuídas a medalha de mérito a Ernesto da Silva Martinho e diploma de Bons Serviços a Maria Rosa das Neves Rodrigues e Alberto José da Silva Ferreira Dias.
Notícias relacionadas
-
Desvio de trânsito na Rua da Madre de Deus (Azurém) por um período de duas semanasNotícias gerais
Desvio de trânsito na Rua da Madre de Deus (Azurém) por um período de duas ...
01 Set -
Câmara de Guimarães beneficia três escolas e dois pavilhões para o novo ano letivoNotícias gerais
Câmara de Guimarães beneficia três escolas e dois pavilhões para o novo ano ...
24 Ago