Inauguração de Exposição na Loja Oficina
Entrada Livre.
A Loja Oficina inaugura uma exposição de António Silva, este sábado, 14 de setembro, às 17h00. António Silva é um artesão com ateliê em Aldão, que se entusiasmou pela prática do modelismo tornando-se num especialista em réplicas de embarcações históricas. É também um explorador da manufatura de instrumentos musicais de corda. Com entrada livre, no horário de funcionamento da Loja, de segunda-feira a sábado, a exposição poderá ser visitada até 1 de dezembro.
Nos dias 23 de setembro (17h00) e 26 de outubro (15h00), será também possível frequentar uma Oficina de Azulejo com recursos à técnica do esgrafitado, em que o Bordado de Guimarães será o principal motivo. A orientação desta oficina está a cargo de Cristina Vilarinho, designer gráfica e ceramista há mais de uma década. As inscrições podem ser efetuadas pelo valor de 2 euros, através do telf. 253 515 250 ou do e-mail loja@aoficina.pt.
O nº 132 da Rua da Rainha Dª. Maria II – onde se localiza a Loja Oficina – é um edifício com memória, pois nele nasceu uma das mais importantes figuras da segunda metade do século XIX português: Alberto Sampaio (1841-1908). Simbolicamente, no dia do seu aniversário, a 15 novembro, será inaugurado um núcleo expositivo permanente sobre a sua figura, que será também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias.
No final do ano, a 13 de dezembro, é inaugurada uma exposição de Fernanda Braga, uma das guardiãs da arte de erguer a Cantarinha dos Namorados e uma das mais profícuas ceramistas vimaranenses. Esta exposição, também com entrada livre e aberta a todas as idades, dá um olhar sobre o seu trabalho, podendo ser visitada até fevereiro do próximo ano.
Recordamos que A Oficina, cooperativa que em 2019 assinala 30 anos de existência, surgiu em 1989 com a missão (que ainda hoje mantém) de preservar e promover as artes e mesteres tradicionais de Guimarães, e é hoje uma ferramenta de amplo desenvolvimento cultural, próxima do território e em contacto com o mundo, que assume múltiplas valências e projetos, nomeadamente a gestão e programação de vários equipamentos culturais, a forte e crescente aposta no apoio à criação, entre várias outras frentes de atuação.
Notícias relacionadas
-
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo Areias, com banda sonora ao vivo de Samuel Martins Coelho
Jardim do CCVF acolhe a exibição d’ "O Pior Homem de Londres", de Rodrigo ...
22 Jul -
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no concelho de Guimarães
ExcentriCidade desdobra-se em residências artísticas e grandes eventos no ...
05 Jul