Inaugurada Brigada Verde da União de Freguesia de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia
Nesta sessão, a brigada verde, constituída por escuteiros locais, guias, associações de pais e comunidade local, instalou hotéis para insetos e a plantação de flores nos canteiros das escolas.
Decorreu este sábado, 25 de março, a inauguração da Brigada Verde da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia de Briteiros, na Escola Básica de Igreja, Briteiros São Salvador, e na Escola Básica de Serrado, Briteiros Santa Leocádia. Estiveram presentes, entre outros, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, a vereadora do ambiente, Sofia Ferreira e o Presidente da Junta da União de Freguesias, Diogo Costa. A nova Brigada Verde procedeu à construção e instalação de hotéis para insetos e plantação de flores nos canteiros das escolas, numa atividade denominada HaBEEtat. A HaBEEtat pretende a sensibilização da população para a importância dos insetos polinizadores e para a necessidade de interromper o seu declínio.
Este projeto surge em linha com a estratégia de Guimarães para os polinizadores, que tem sido levada a cabo através do projeto Poliniza-TE, desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem. Este projeto torna possível a avaliação e monitorização do estado de conservação e tendências das populações de polinizadores, tendo já resultado na publicação do Guia dos Insetos Polinizadores de Guimarães.
O Presidente da Junta da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, Diogo Costa, destacou a participação dos escuteiros de S. Salvador e Santa Leocádia, as Guias, as associações de pais e membros da comunidade local, evidenciando a abertura da iniciativa a todos os interessados em contribuir para a preservação do ambiente local. O autarca abordou a importância de ser criada "uma rede, à semelhança do que acontece com a rede social, para o ambiente, com as outras Brigadas Verdes”.
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a proximidade entre a junta de freguesia e o executivo da câmara na luta pela proteção do ambiente e pela promoção da sustentabilidade, referindo a importância da conexão entre as várias brigadas verdes, “que se inserem no desígnio de Guimarães”, tendo “a defesa da natureza como guia na definição das políticas públicas”.
Na sua intervenção, o edil reconheceu que a educação é um fator chave para a mudança, referindo como exemplo o programa de educação ambiental PEGADAS, no qual a Comissão Europeia já demonstrou que é uma boa prática que merece que seja replicado em todos os estados membros. Domingos Bragança concluiu defendendo que “as Brigadas verdes são as organizações locais que defendem o património natural”.
Com a constituição da 36ª Brigada Verde do Concelho, Guimarães persegue o objetivo de alargar a sua implementação em todas as freguesias do Concelho.
Refira-se que as Brigadas Verdes são grupos informais de voluntários na área ambiental, que desenvolvem ações que visam a consciencialização ambiental, e a proteção e conservação do património natural. Este projeto, liderado pela Câmara Municipal de Guimarães e em parceria com o Laboratório da Paisagem, foi um dos destaques do júri de avaliação da última candidatura a Capital Verde Europeia, face ao que representam enquanto instrumento de participação cívica e ativa na área ambiental.