Novas medidas do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos a partir de 1 de setembro
O passe será gratuito para alunos do ensino superior, ensino secundário e ensino básico que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino da área de residência.
A Câmara Municipal de Guimarães, por forma a fomentar a utilização dos transportes públicos, através do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), implementará, a partir de 1 de setembro, três novas medidas de apoio à redução tarifária.
Para os alunos do ensino básico e secundário, que residam a uma distância inferior a três quilómetros do estabelecimento de ensino, a comparticipação atual de 50% do valor do passe será alargada, a partir de setembro, para 100%, promovendo a gratuitidade do mesmo, desde que matriculados no estabelecimento de ensino da área de residência. Os pedidos deverão ser efetuados junto do respetivo estabelecimento de ensino.
O PART foi ainda alargado aos alunos do ensino básico e secundário, residentes em Guimarães, e que frequentem estabelecimentos de ensino particular no concelho, através da comparticipação de 100% dos passes independentemente da distância entre o estabelecimento de ensino e da residência.
Os estudantes residentes no concelho de Guimarães e que frequentam instituições de ensino superior do concelho poderão ainda usufruir de uma comparticipação adicional de 100% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50%, perfazendo uma redução conjunta de 100% do valor do passe.
Para aderir a estas duas últimas medidas do PART, os encarregados de educação, no primeiro caso, e os jovens, no segundo, deverão consultar o procedimento e preencher o formulário, ambos disponíveis no sítio do município em www.cm-guimaraes.pt/conhecer/mobilidade/transportes-publicos/programa-de-apoio-a-reducao-tarifaria-part, para posterior entrega no operador de transporte público, juntamente com os documentos elencados.
No link acima referido poderá ser consultado o procedimento de adesão inerente às restantes medidas do PART em vigor, designadamente a comparticipação de 50% do passe em transporte público regular para crianças ou jovens, até aos 18 anos – “Passe Sub-18”, durante o mês de agosto, a comparticipação adicional de 50% sobre o passe social da CIM Ave, com desconto de 50% para pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, perfazendo uma comparticipação de 75% do valor do passe, e a comparticipação do passe da Linha Cidade (TUG), no montante de € 7,10 para o público em geral.
Notícias relacionadas
-
Compromisso de 2,3 milhões de euros na manutenção do serviço público de transportes de passageiros municipalNotícias gerais
Compromisso de 2,3 milhões de euros na manutenção do serviço público de ...
08 Jan -
MetroBus em Braga e em Guimarães dá resposta ao sistema urbano dos MunicípiosNotícias geraisOutras Notícias
MetroBus em Braga e em Guimarães dá resposta ao sistema urbano dos Municípios
26 Out