Nuno Cardoso regressa a Guimarães com o implacável “Timão de Atenas” de Shakespeare
Nuno Cardoso apresenta a sua mais recente encenação este sábado, 5 de maio, no Centro Cultural Vila Flor.
As portas do Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) abrem este sábado, 05 de maio, às 21h30, para receber “Timão de Atenas”. O encenador Nuno Cardoso regressa, assim, a Guimarães para apresentar a mais implacável obra de Shakespeare, cujo retrato é surpreendente pela sua contemporaneidade. Vilania humana e corrupção, impasses, oportunistas, medrosos, virtude, interesse, tragédia, comédia e história, morte e esterilidade, ganância humana: tudo isto cabe em palco neste retrato de Shakespeare encenado por Nuno Cardoso.
O retrato que Shakespeare faz em “Timão de Atenas” é surpreendente na sua contemporaneidade. Na acuidade da reflexão e crítica da natureza política e social da humanidade, por mais globalizada e digitalmente comprimida que esteja. No sarcasmo e desânimo para com a absurdidade trágica da vida. Neste sentido, esta peça permanece sombria e desalentadora até ao final, constituindo um severo retrato da vilania humana e da corrupção. Estranhamente, este retrato de 400 anos é o corolário lógico, o grande fresco dramatúrgico que resume e sublima tudo o que se disse e fez após a crise global de 2008 e que se traduziu talvez no período mais negro da sociedade democrática portuguesa.
“Timão de Atenas” é uma coprodução Ao Cabo Teatro, Teatro Municipal do Porto, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Municipal São Luiz e Teatro Aveirense. Os bilhetes para este espetáculo têm o custo de 10,00 euros ou 7,50 euros com desconto, encontrando-se disponíveis nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor (CCVF), do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e da Casa da Memória de Guimarães (CDMG), bem como nas Lojas Fnac e El Corte Inglés, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.
Notícias relacionadas
-
Festivais Gil Vicente com um olhar profundo sobre a criação teatral , de 07 a 16 de junhoNotícias CulturaNotícias gerais
Festivais Gil Vicente com um olhar profundo sobre a criação teatral , de 07 ...
06 Jun -
“O Outro de Nós” estreia-se no palco do Grande Auditório do CCVF a 26 de maioNotícias CulturaNotícias gerais
“O Outro de Nós” estreia-se no palco do Grande Auditório do CCVF a 26 de maio
23 Mai