O HÚMUS volta à terra para apostar na interdisciplinaridade
Entre 7 e 12 de março, com curadoria de Afonso Cruz, Literatura, Poesia, Música, Cinema, Som, Teatro e Desporto cruzam-se na edição de 2023 do Húmus.
Entre 7 e 12 de março, com curadoria de Afonso Cruz, Literatura, Poesia, Música, Cinema, Som, Teatro e Desporto cruzam-se na edição de 2023 do Húmus.
Na tarde desta sexta-feira, 3 de março, no auditório da Biblioteca Raul Brandão, foi apresentado o programa da edição de 2023 do Húmus – Festival Literário de Guimarães, que conta com a curadoria de Afonso Cruz, escritor, ilustrador, cineasta e músico. Este ano, o cruzamento entre as artes é o mote para conversas seguidas de performances.
Adelina Pinto, responsável pela Biblioteca, sublinhou o forte pendor interdisciplinar que o Húmus vai imprimir, na edição deste ano. “Trazer o Húmus à terra para que possa fertilizar, é o que acontecerá neste cruzamento interdisciplinar, numa altura em que comemoramos o 31º aniversário da Biblioteca Raul Brandão, e o 100º aniversário do nascimento de Joaquim Santos Simões, também ele um homem de várias disciplinas, como o teatro, o cinema, os livros”, disse Adelina Pinto.
“Escrevo como Canto” é o mote da primeira conversa, no dia 7 de março, que abordará a relação entre poesia e música e que contará com a presença de Carlos Tê e Capicua, a que se seguirá uma performance em que serão lidas letras de canções conhecidas.
No dia 8 de março, às 21h, haverá uma sessão dedicada à literatura, com duas crianças a entrevistar Inês Pedrosa e Ondajki, a partir de um guião de Laborinho Lúcio.
A 9 de março, às 21h, a conversa terá o tema “O Som e os Filmes”, com o ator João Reis, o técnico de som Miguel Lima e o realizador Tiago Guedes, a que se seguirá uma projeção de filmes mudos com acompanhamento ao vivo a cargo da pianista Catherine Morisseau.
No dia 10 de março, às 18h30, Carlos Daniel e Rui M. Silva vão dialogar sobre o uso da palavra teatral como o equivalente à mentira, tendo o futebol como pano de fundo. O painel chama-se “A Finta, A Fita e a Mentira”.
Todos estes destaques acontecem no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.
O programa completo pode ser consultado em clicando neste link.
Notícias relacionadas
-
Segunda edição do Festival Húmus com valor acrescentado para a literaturaNotícias CulturaNotícias gerais
Segunda edição do Festival Húmus com valor acrescentado para a literatura
13 Mar -
Homenagem a Agustina Bessa-Luís no Festival HúmusNotícias CulturaNotícias gerais
Homenagem a Agustina Bessa-Luís no Festival Húmus
09 Mar