Orquestra do Norte e pianista Jania Aubakirova em concerto na Igreja de São Francisco
Segundo espetáculo para orquestra e piano no último trimestre de 2015. Depois do Dia da Música, em outubro, haverá mais dois concertos: esta sexta-feira e no dia 10 de dezembro, no CCVF.
A Câmara Municipal de Guimarães promove esta sexta-feira, 20 de novembro, pelas 21:30 horas, na Igreja de São Francisco, um concerto com a Orquestra do Norte e a pianista Jania Aubakirova, no âmbito do ciclo de “Concertos para Piano e Orquestra”, que têm por objetivo homenagear Helena Moreira de Sá e Costa, pianista, concertista e professora com ligações afetivas a Guimarães e que faleceu em 8 de janeiro de 2006.
Sob direção do maestro José Ferreira Lobo, a pianista Jania Aubakirova vai também interpretar obras de Piotr Ilitch Tchaikovsky, o primeiro compositor russo que conseguiu ganhar reputação e conquistar as atenções internacionais, ficando conhecido por ter sido um mestre do romântico que deixou marcas profundas em diferentes tipos de obras e palcos, com uma capacidade notável para produzir melodias intemporais.
Natural do Cazaquistão, Jania Aubakirova, pianista que estará em Guimarães, diplomou-se no Conservatório Estatal Tchaikovsky, em Moscovo, realizando a seguir a pós-graduação em Piano, na classe do professor L. Vlasenko. Entre outras distinções de referência, venceu o Grand Prix e um prémio especial para a melhor interpretação de compositores contemporâneos franceses na competição internacional Margaret Long e Jacques Thibaud (França 1983) e o Grand Prix no concurso Chamber Ensembles (França 1985).
Jania Aubakirova é diretora do Conservatório Nacional Kurmangazy Kazakh desde 1997, passando este, sob a sua liderança, a ser a principal universidade de música do país. Nomeada Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras da França, ganhou o Prémio Gustav Mahler da União Europeia. Recebeu a Ordem de Grau II de Catarina, a Grande, e foi distinguida pelos Serviços à Cultura Polaca com Cruz de Ouro de Mérito. Foi “Platinum Tarlan Award”, da Steinway.
O maestro José Ferreira Lobo iniciou a sua atividade profissional em 1979 como Maestro Diretor da Camerata do Porto, orquestra de câmara que fundou com Madalena Sá e Costa. Em 1992, funda a Associação Norte Cultural, sendo o seu projeto o vencedor do primeiro Concurso para criação de Orquestras Regionais, instituído pelo estado português. Neste contexto, cria a Orquestra do Norte, de que é o seu Maestro Titular e Diretor Artístico.
Homenagem a uma referência da música
O vínculo afetivo-genealógico de Helena Sá e Costa a Guimarães firmou o relevante legado que dirigiu à cidade, à música e aos músicos enquanto programadora. Co-mentora do festival anual de música erudita “Encontros da primavera”, desempenhou a função de Diretora Artística desde a sua primeira edição, em 1990, até ao ano de 2000. A qualidade da programação permitiu que a então Secretaria de Estado da Cultura considerasse o evento uma “Iniciativa de Manifesto interesse Cultural abrangida pela lei do Mecenato Cultural”, desde a realização inicial. Incorporando a vertente pedagógica ao primeiro projeto, exerceu igualmente o cargo de Diretora Artística nos “Cursos Internacionais de Música de Guimarães”, entre 1997 e 2000.
A sua ação como programadora teve sempre presente uma preocupação comum na linha de conduta destes eventos: a divulgação da música portuguesa (incluindo a encomenda de duas obras a compositores nacionais), dos músicos portugueses, dos jovens músicos, e a promoção da palavra e da música, numa equilibrada articulação entre artistas de renome (inter)nacional, afamados compositores, distintas formações e instrumentos musicais, numa enorme abrangência do friso cronológico da história da música.
Foi agraciada com os prémios Moreira de Sá (1939) e Beethoven instituído por Vianna da Motta (1937); o Grau de Comendador da Ordem de Santiago de Espada (1982), o Grau de “Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada”, em 2001; e as medalhas de Mérito da Cidade do Porto (1983), da Secretaria de Estado da Cultura (1989) e o Prémio Almada (2000). Neta de Bernardo Valentim Moreira de Sá, fundador do Conservatório de Música do Porto e do Orpheon Portuense, filha da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa e do pianista e compositor Luiz Costa, concluiu o curso de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa com 20 valores, tendo sido aluna de seus pais e de Mestre Viana da Mota.
Notícias relacionadas
-
Arranca hoje o Festival Guimarães ClássicoDestaque Homepage
Arranca hoje o Festival Guimarães Clássico
12 Ago -
Guimarães recebe congressistas participantes no Congresso Internacional de Espiritualidade e MísticaNotícias geraisOutras Notícias
Guimarães recebe congressistas participantes no Congresso Internacional de ...
11 Abr