Plenário do CLAS aprova dez pareceres sociais e a entrada de cinco novos membros
Nesta sessão foram ainda apresentados os resultados finais do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G, que tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Guimarães, em sessão plenária realizada a 22 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, aprovou dez pareceres sociais referentes a candidaturas apresentadas à criação e alargamento de resposta social de Creche e também a adesão de cinco novos membros ao CLAS da Rede Social.
Na sessão plenária, presidida pela vereadora Paula Oliveira, foram apresentados e aprovados dez pareceres sociais, no âmbito do PRR Aviso N.º 09/C03-i01/2023 – Requalificação e Alargamento da Resposta de Creche. As candidaturas que as instituições submeteram ao Instituto de Segurança Social, em caso de aprovação, aumentam a capacidade de resposta em 617 novos lugares em creche, num investimento total de 6,3 milhões de euros.
Foram ainda apresentados, votados e aprovados os pedidos apresentados por cinco instituições para adesão ao CLAS da Rede Social de Guimarães: Vitória Sport Clube, Re-food, Cooperativa Mais Mesão Frio, Estabelecimento Prisional de Guimarães e Guimarães INvolve.
Nesta sessão foram ainda apresentados os resultados finais do Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G, que tem como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.
A finalizar, no ponto dedicado às informações, destacou-se a implementação em Guimarães de um Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo, bem como a manifestação de interesse apresentada pelo município ao Programa CLDS 5G, uma candidatura que prevê a criação de dois projetos destinados ao Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação, no montante de financiamento atribuído ao concelho de Guimarães de 1,173 milhões.
Notícias relacionadas
-
Casa do Povo de Briteiros comemora 50 anos com tradicional Festival Internacional de Folclore
Casa do Povo de Briteiros comemora 50 anos com tradicional Festival ...
01 Ago -
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
Exposição itinerante dos 50 Anos da UMinho passa por Guimarães
31 Jul