Presença do Município de Guimarães na Internet está agora mais moderna e inovadora
O novo portal de apoio aos cidadãos – cm-guimaraes.pt - está munido de Inteligência Artificial que facilita o processo de obtenção de informações. As notícias estão agora num portal dedicado, em guimaraesvisivel.pt
No final da manhã desta terça-feira, 7 de maio, na praça coberta do Instituto de Design de Guimarães, teve lugar o evento de apresentação do novo site institucional do Município de Guimarães, um momento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara, e de Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação.
Domingos Bragança, presidente da Câmara, referiu que o novo portal do Município de Guimarães tem como principal objetivo responder com mais proximidade e atenção a todos os concidadãos, através de um processo interativo mais rápido e fiável, que aposta na inovação. “Usamos as novas tecnologias e colocamo-las ao serviço dos cidadãos. Um desses exemplos é a utilização de Inteligência Artificial nas funcionalidades de obtenção de respostas. Mais conteúdo e mais informação é também outros dos objetivos que devem fazer com que o novo site do Município seja mais claro e transparente”, disse o presidente da Câmara.
O edil considera o robustecimento da transparência desejável, tendo em conta “a proteção de dados e procurando ir muito para além do que é obrigatório por lei”. Com a separação da secção de notícias do site de apoio ao cidadão, através do novo portal guimaraesvisivel.pt, Domingos Bragança espera que Guimarães passe a ter uma maior visibilidade no país e no mundo, sem esquecer a necessidade de fortalecer a sua presença no radar local, através de maior atenção e destaque que será dado a todas as freguesias do concelho de Guimarães. “Devemos potenciar esta nova plataforma digital, apostando na IA e na ciência dos dados, pois Guimarães é um território que dispõe de centros de conhecimento competentes nestas áreas, como é o caso da Unidade de Governança Eletrónica da Universidade das Nações Unidas e do Polo de Inovação e Ciência de Dados a Agência de Modernização Administrativa”, concluiu.
Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, e também responsável pela área da Comunicação, destacou a importância da utilização das novas tecnologias na nova presença institucional do Município de Guimarães na Internet, vendo aí uma oportunidade de replicabilidade e de indução que possa conduzir a uma transformação digital que favoreça a rapidez e a facilidade de prestação de serviços aos cidadãos. Dois dos exemplos referidos por Paulo Lopes Silva foram a utilização de um Avatar que se exprime através de Língua Gestual Portuguesa e de uma assistente virtual, servida por Inteligência Artificial, que é capaz de interagir e dar, num primeiro nível de contacto, as informações pretendidas pelos utilizadores do novo site.
César Silva, da Wiremaze, empresa que desenvolveu a plataforma, colocou as alterações que, nos dias de hoje, as sociedades têm vindo a registar – como os relacionamentos dinâmicos, a diversificação das comunidades, a personalização e a celeridade –, como ponto de partida para a necessidade de novas respostas e de utilização de mais tecnologia. A aproximação ao cidadão e a revolução nas formas de prestar serviço foram dois dos pontos fortes evidenciados na apresentação que efetuou do novo site do Município de Guimarães.
O novos portais do Cidadão e de Notícias podem ser visitados em https://cm-guimaraes.pt e https://guimaraesvisivel.pt, respetivamente.
Notícias relacionadas
-
Câmara de Guimarães no 3º lugar no ranking dos municípios com mais presença na InternetNotícias geraisOutras Notícias
Câmara de Guimarães no 3º lugar no ranking dos municípios com mais presença ...
31 Out -
Câmara de Guimarães lança plataforma de gestão territorial em tempo realNotícias geraisOutras Notícias
Câmara de Guimarães lança plataforma de gestão territorial em tempo real
31 Mar