Projeto Erasmus+ de Inteligência Artificial e Formação Profissional prepara alunos para o futuro digital
O projeto é uma parceria entre três universidades europeias associadas a três escolas de formação profissiona
Decorreu esta sexta feira, na Escola Secundária de Caldas das Taipas, a apresentação do projeto Erasmus+ "Módulos de Aprendizagem de Inteligência Artificial para Adaptação do Ensino e Formação Profissional à Transformação Digital do Mercado de Trabalho". Este projeto visa abordar a falta de preparação no âmbito da IA nos sistemas educativos, principalmente a nível pré-universitário. Consiste no desenvolvimento de um currículo e literacia específica sobre a IA, formalizando a preparação dos alunos nesse domínio.
Na sessão de apresentação, estiveram presentes a Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto; o Diretor da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Celso Lima, assim como toda a equipa portuguesa envolvida no projeto, incluindo docentes e alunos. O objetivo passou por monitorizar a evolução da aplicação dos conteúdos lecionados e preparar as próximas atividades de formação, agendadas entre os dias 21 e 26 de abril de 2024, com a participação das equipas de professores e alunos dos três países dinamizadores do projeto.
Inteligência Artificial (IA) e Ensino e Formação Profissional (EFP)
O Ensino e Formação Profissional desempenham um papel crucial na capacitação dos alunos nesta área, orientando-se para as necessidades do mercado de trabalho e possibilitando o desenvolvimento de competências específicas. Este projeto visa implementar módulos de formação para o EFP, com enfoque em três áreas-chave: Visão Computacional, Robótica, Ambientes Inteligentes e Internet das Coisas (IoT). A formação formal nestes tópicos abrirá novas oportunidades no mercado de trabalho, abrangendo setores como a Indústria 5.0, Ambientes Inteligentes e Veículos Autónomos. Além disso, a formação em competências digitais avançadas, como a IA, contribuirá para a inovação do EFP na região.
Parceiros
O projeto é uma parceria entre três universidades europeias: Universidade do Minho, em Portugal; Universidade da Corunha, em Espanha (coordenadora do projeto); e Universidade de Lubliana, na Eslovénia. Cada universidade está associada a uma escola de EFP: Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, Portugal; Centro Integrado de Formación Profesional Rodolfo Ucha Piñeiro, em Ferrol, Espanha; e Solski Centre Velenia, em Velenje, Eslovénia.
A equipa da Universidade do Minho é composta por professores do Departamento de Informática da Escola de Engenharia, na área de Inteligência Artificial, como Paulo Novais e Dalila Durães; Comunicações, com António Costa; e do Instituto da Educação, António Osório. Os professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas envolvidos são António Pedro Silva, Cláudia Domingues e Carla Abreu.
📸 Bruno Ferreira // Reflexo Digital
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