Reforçado o papel da interajuda entre municípios para a evolução da Economia Circular
Projeto RURBANlink reúne grupo de trabalho nos Açores em mais uma sessão de trabalho rumo a uma economia mais circular.
Sessão de trabalho do Projeto RURBANLink, tendo como anfitrião o Município de Ribeira Grande, nos Açores, teve como tema central a Gestão de Resíduos.
A comitiva de Guimarães juntou-se aos restantes Municípios participantes no projeto: Fundão (parceiro líder deste projeto), Bragança, Câmara de Lobos, Lisboa, Penela, Reguengos de Monsaraz e Ribeira Grande.
Nesta reunião foi estabelecida uma rede comum de Stakeholders do RURBANnlink, que permitirá que todos os membros do projeto tenham acesso aos grupos de ação locais dos municípios participantes, numa relação que potenciará a interajuda entre todos, otimizando processos e acelerando projetos de carácter sustentável enquadrados nos princípios orientadores de uma economia mais circular.
O objetivo destas sessões passa, igualmente, por apresentar diferentes ações que estão a ser dinamizadas nos municípios participantes, numa lógica de partilha de experiências e ideias. Nesse sentido, durante este encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos e empresas que primam pelas boas-práticas no que concerne às suas politicas em torno do conceito e princípios da economia circular, exemplo disso são as Fábricas de Chá do Porto Formoso e Gorreana, Central Geotérmica Sogeo, Empresa de Inserção Três Pontas, FAT TUNA, Azorfisk, Casermel, Yoçor e a Exploração Agrícola Vacas Felizes – BEL Fromageries.
O projeto RURBANlink – Rede de Ligações Circulares entre Áreas Urbanas e Rurais é uma das quatro Redes de Cidades Circulares dedicada às Relações Urbano-Rurais e as outras temáticas transversais como Transição Digital, Equidade e Inclusão Social.
Notícias relacionadas
-
Sessão Lei do Mecenato e a sua exequibilidade em contexto PortuguêsNotícias DDE
Sessão Lei do Mecenato e a sua exequibilidade em contexto Português
14 Jan -
Regulamento de apoio à economia alargado a setores de atividadeNotícias DDENotícias gerais
Regulamento de apoio à economia alargado a setores de atividade
03 Jan