Relvados sintéticos em Santiago Mascotelos e Prazins Santa Eufémia em 2016
Santiago Mascotelos Futebol Clube e Ases de Santa Eufémia aguardam, no próximo ano, por nova valência desportiva. Candidaturas têm que ser apresentadas na Câmara Municipal.
O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, anunciou a possibilidade de construir, em 2016, um relvado sintético no Campo de Jogos do Santiago Mascotelos Futebol Clube e outro no Parque de Jogos da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia, em Prazins. No próximo ano, a Câmara Municipal poderá avançar para a construção de dois pisos sintéticos, mantendo como critério de escolha o recinto de instituições desportivas onde se desenvolva a formação de jogadores.
Na União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos, por ocasião das comemorações do 35º aniversário do clube, cujo nome institucional foi adaptado na sequência da reforma administrativa, o Presidente da Câmara Municipal enalteceu a «visão estruturada na formação de jovens de um clube que tem trabalhado para a riqueza do desporto em Guimarães». «Para formar os nossos jovens, temos de dar o nosso melhor e muitos fizeram a história deste clube», referiu Domingos Bragança, mencionando o sócio fundador Rodrigo Pacheco, atual Presidente da Assembleia Geral, aplaudido na sala.
Com cerca de uma centena de jovens e com equipas em todos os escalões da Associação de Futebol de Braga, o Santiago Mascotelos Futebol Clube é liderado por João Faria, cuja juventude deu um novo impulso à coletividade, em junho de 2014. «É com grande emoção que vivo este momento», disse, enquanto Bruno Faria, Presidente da Junta, historiou os 35 anos da instituição. Júlio Mendes, Presidente do Vitória, destacou a «dedicação, trabalho e responsabilidade» dos dirigentes, entregando depois uma oferta à instituição, «símbolo da amizade e proximidade».
Mais formação em Prazins Santa Eufémia
Domingos Bragança manifestou o desejo do Ases de Santa Eufémia receber brevemente um piso sintético, desde que os responsáveis do clube «incrementem a formação». O compromisso foi aceite por Fernando Pereira, Presidente do Ases, que prometeu aumentar o número de jovens jogadores, reforçando o número de equipas no Departamento de Futebol Juvenil, atualmente com quatro escalões. «Vamos trabalhar 24 horas para que tenhamos mais elementos na formação. Um campo sem relva nunca é muito atrativo para os jovens, mas com este dado novo vamos com certeza aumentar a nossa formação».
Outra aposta da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia é apresentar uma equipa de futebol feminino, projeto que mereceu a aprovação e satisfação do Presidente da Autarquia, depois de ter procedido à inauguração das obras de requalificação e de ampliação do Parque de Jogos, este sábado à tarde, 10 de outubro, numa cerimónia onde também esteve presente Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município com competências delegadas na área do Desporto. «Trabalhar a estrutura formativa é educar e formar homens», considerou Domingos Bragança.