Requalificação do Centro Cívico de Ponte apresentada no dia 12 de março
Notícias geraisOutras Notícias
02 Março 2016
Sessão pública dá a conhecer projeto de execução aos habitantes de Ponte. Intervenção do Município de Guimarães vai devolver centro da vila às pessoas.
A Câmara Municipal de Guimarães vai proceder à apresentação pública do projeto de requalificação do Centro Cívico de Ponte no próximo dia 12 de março, às 10:30 horas, no Centro Paroquial Paulo VI, perto da Igreja de Ponte. A sessão, que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, tem como objetivo dar a conhecer aos habitantes da vila a versão final do projeto de execução.
A intervenção, cuja articulação está a ser efetuada com a Junta de Freguesia, incide na requalificação do Largo da Igreja, criação de um parque de estacionamento e reperfilamento da Rua Reitor Francisco José Ribeiro, que liga a Estrada Nacional 101 ao Largo da Igreja.
O projeto contempla a criação de uma ampla praça pedonal, cuja quota será inferior comparativamente com o projeto inicial. O objetivo é harmonizar o atual espaço físico, garantindo ao mesmo tempo trajetos inclusivos e acessíveis a todos, afirmando o edifício da Igreja como preponderante e de referência no tecido urbano existente.
Acessibilidade para todos
Com o centro da vila a ser devolvido às pessoas, as árvores existentes serão ajustadas às novas definições programáticas do espaço público, prevendo-se que sejam substituídas por oliveiras, havendo igualmente uma reformulação ao nível da iluminação pública.
Com o centro da vila a ser devolvido às pessoas, as árvores existentes serão ajustadas às novas definições programáticas do espaço público, prevendo-se que sejam substituídas por oliveiras, havendo igualmente uma reformulação ao nível da iluminação pública.
Além do reperfilamento da Rua Reitor Francisco José Ribeiro, o projeto contempla a construção de passeios nesse arruamento, garantindo-se aqui, à semelhança da área central, um corredor acessível a pessoas com mobilidade condicionada, a inclusão de órgãos de drenagem (condutas) de águas pluviais e a sua repavimentação, onde estarão assegurados sistemas redutores de velocidade de tráfego que indicarão a entrada numa zona mais nobre e central da vila de Ponte.
O parque de estacionamento a reabilitar é o situado nas traseiras do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia, terá uma capacidade para cerca de 80 lugares. A intervenção incidirá na colocação de grelhas de enrelvamento e gravilha, cubos de granito (paralelos), gravilha compactada (em substituição do alcatrão) e plantação de árvores.
PonteCentro CívicoobrasDOM
Notícias relacionadas
-
Segunda fase das obras de requalificação da Torre de Alfândega arranca esta semanaNotícias gerais
Segunda fase das obras de requalificação da Torre de Alfândega arranca esta ...
26 Set -
Arrancaram as obras da nova centralidade na Vila de SerzedeloNotícias gerais
Arrancaram as obras da nova centralidade na Vila de Serzedelo
21 Set