Serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão” em Guimarães
Projeto pioneiro no país, desenvolvido em articulação com Ministério da Saúde, ARS Norte, Câmara Municipal de Guimarães e Junta de Freguesia de Brito.
O primeiro espaço de saúde que facilitará o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde foi inaugurado em Guimarães esta terça-feira, 22 de dezembro. O programa de teleconsultas “SNS24 Balcão” está já instalado na sede da Junta de Freguesia de Brito e permite o acesso aos serviços de saúde de uma forma rápida e segura.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, considerou que este projeto permitirá “ficarmos mais fortes” no acesso aos serviços de saúde no período pós-pandemia, sublinhando que a nova ferramenta proporcionará “mais acesso”, “mais saúde” e “mais eficiência”. O Presidente do Município de Guimarães manifestou a vontade de estender este modelo “a todo o concelho e a todo o território abrangido pelo ACES do Alto Ave”. Domingos Bragança destacou outros projetos já em curso no território vimaranense, como são exemplo as Equipas Multidisciplinares de Saúde e ainda participação no projeto “Vamos Salvar Portugal”, também em cooperação com o Ministério da Saúde e os Militares das Forças Armadas.
O Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, na qualidade de coordenador da Região Norte no âmbito da declaração de Estado de Emergência, referiu o “empenho” do Presidente da Câmara para integrar este projeto no concelho e manifestou que “é um exemplo do que deve ser feito” para aproximar os cidadãos aos serviços de saúde.
O Presidente do Conselho de Administralçao da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, realçou o “casamento perfeito” entre as entidades de saúde e as Juntas de Freguesia “para servir as pessoas”. “Este projeto foi pensado a olhar para lá da situação da Covid-19, pois encontramos mais soluções, mais rápidas, para os cidadãos que recorrem ao Serviço Nacional de Saúde”. O Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, vincou que “este é um passo importante para região”, enaltecendo a resposta criada ao nível do cidadão com dificuldades no acesso às tecnologias e até de mobilidade.
Notícias relacionadas
-
Vacinação para maiores de 45 anos em regime de “casa aberta” todos os diasNoticias Covid19
Vacinação para maiores de 45 anos em regime de “casa aberta” todos os dias
05 Jul -
Município de Guimarães prolonga medidas de apoio até final do ano no âmbito da Covid-19Noticias Covid19Notícias gerais
Município de Guimarães prolonga medidas de apoio até final do ano no âmbito ...
02 Jul