Voluntários podem inscrever-se até esta sexta-feira para espetáculo medieval da “Feira Afonsina 2016”
Inscrições podem ser feitas no Palácio Vila Flor, Banco Local de Voluntariado (Câmara Municipal), Loja Interativa de Turismo (Praça S. Tiago) ou através da página de internet do Município de Guimarães.
O prazo de inscrição para os cidadãos interessados em participar nos espetáculos medievais que vão retratar o “Recontro de Valdevez”, no âmbito da Feira Afonsina 2016, termina esta sexta-feira, 29 de abril. A edição deste ano, que decorrerá de 23 a 26 de junho, retratará o combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo, através da organização de três espetáculos que decorrerão durante o evento, em Guimarães.
O episódio será reconstituído por cidadãos do sexo masculino, com idade superior a 16 anos, disponíveis a desempenhar o papel de militar, tendo em vista a formação de um “exército” de voluntários. Até à realização dos espetáculos, decorrerá uma formação sobre manuseamento de armas, de 45 horas, com o Mestre de Armas João Maia. Na senda das edições anteriores, a Câmara de Guimarães pretende proporcionar a todos os visitantes uma experiência inesquecível no tempo, através da construção de espaços temáticos que caracterizarão os quatro dias do evento, tendo Guimarães como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina.
Os cidadãos interessados em efetuar serviço de voluntariado, na componente militar, poderão apresentar as suas candidaturas, através da página de internet do Município <http://www.cm-guimaraes.pt/pages/628> ou, presencialmente, em três locais do centro da cidade: Palácio Vila Flor (09h30-12h30 / 14h30-17h30), Banco Local de Voluntariado (09h30-16h00), situado na Câmara Municipal de Guimarães, ou na Loja Interativa de Turismo, na Praça de S. Tiago. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 253 421 200 ou na página de internet da Autarquia e portal do “Guimarães Turismo”.
O que foi o “Recontro de Valdevez”
Após a Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques rompe com o Tratado de Tui, datado de 1137, invadindo a Galiza. Como resposta, seu primo Afonso VII, mobiliza as suas tropas entrando e destruindo tudo à sua passagem em território portucalense. Com o encontro dos dois exércitos e de forma a evitar um grande número de mortes, os primos acordam em realizar uma justa entre seus melhores homens onde a sorte das armas definiriam a contenda vencedora.
Adivinhava-se uma dura batalha para as imediações de Arcos de Valdevez, mas tal não acontece. Os dois exércitos encontraram-se, mas não numa situação de combate. Antes, praticaram o que se chama um bafordo, conceito muito próximo de um torneio, embora com características mais primitivas. Cada cavaleiro desafiava um cavaleiro inimigo com quem se confrontava e venceria quem mais inimigos tivesse derrubado. D. Afonso Henriques escolheu os seus cavaleiros mais valorosos e experientes e sagrou-se vencedor, remetendo o primo aos seus territórios, fazendo inclusive alguns prisioneiros.
Notícias relacionadas
-
Estreia de película sobre a Batalha de S. Mamede com recurso a Realidade VirtualNotícias gerais
Estreia de película sobre a Batalha de S. Mamede com recurso a Realidade Virtual
21 Jun -
Feira Afonsina • Do Condado ao ReinoNotícias CulturaNotícias gerais
Feira Afonsina • Do Condado ao Reino
20 Jun