Debate sobre Governação Digital destaca a necessidade de profissionais especializados para liderar processos de digitalização
“Presença Online das Câmaras Municipais: Situação e Recomendações para os Municípios da Região Norte" teve como foco a realização de uma caracterização da situação atual das câmaras municipais da região no que toca à sua presença online.
Realizou-se na passada sexta-feira, dia 31 de março, nas instalações da UNU-EGOV, o primeiro evento do ciclo intitulado “Governação Digital na Região Norte de Portugal: ciclo de debates e reflexão”, organizado pelas UNU-EGOV em conjunto com a UMinho. Este primeiro evento contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Modernização Administrativa e Qualidade e dos Sistemas Inteligentes e de Informação, e de João Dias, Presidente da AMA, agência patrocinadora do estudo do IPIC, Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais.
O evento, "Presença Online das Câmaras Municipais: Situação e Recomendações para os Municípios da Região Norte" teve como foco a realização de uma caracterização da situação atual das câmaras municipais da região no que toca à sua presença online, e contou com a participação de representantes de 86 municípios e 8 CIMs da região.
Para Paulo Lopes Silva, vereador responsável pela Modernização Administrativa e Qualidade e dos Sistemas Inteligentes e de Informação, a transformação digital é um processo fundamental para a modernização das câmaras municipais, mas não pode ser liderado de forma isolada por cada município. É necessário haver uma visão nacional e descentralizada para investimentos em digitalização, com a concentração de equipas técnicas capacitadas para liderar esse processo. No entanto, explica, o quadro da função pública não prevê remunerações atraentes para profissionais especializados, o que torna desafiante a missão de atrair e reter talentos capazes de liderar estes processos.
Este evento marca o início de um ciclo de quatro que irão debater a Governação Digital na Região Norte de Portugal, com o objetivo de refletir sobre a importância da transformação digital na administração pública e de apresentar soluções para melhorar a presença online das câmaras municipais da região.