Projetos contínuos
Os projetos contínuos são projetos que implicam o apoio regular de voluntários, que colaboram de forma contínua com a Entidade Promotora de Voluntariado, com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal.
Atividades e projetos contínuos de voluntariado
- Com o objetivo de prevenir o isolamento dos idosos, decorre desde 2013 o projeto “Guimarães 65+” promovido pela Câmara Municipal de Guimarães. Atualmente participam 3 voluntários que colaboram na qualidade de Gestor Social na área geográfica que lhes foi atribuída.
- A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) tem promovido desde 2012, até ao momento, os projetos “Hidroterapia” e “Hipoterapia”, com a colaboração de vários voluntários, que têm colaborado na supervisão e apoio das crianças e jovens que estão a usufruir destas terapias.
- Atualmente nestes dois projetos está integrado 1 voluntário do BLV com uma periocidade semanal.
- O Município de Guimarães, através da Divisão de Ação Social, tem vindo a desenvolver, para a população portadora do Cartão Municipal do Idoso, a atividade “Tardes Dançantes”. Esta atividade decorre todas as quintas feiras, à tarde, na sede da Associação “Os 20 Arautos”. Este projeto conta com a participação de 1 voluntário responsável pela gestão da componente musical do projeto.
- A CASFIG (Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações Sociais de Guimarães) instituiu o projeto “Apoio ao Estudo no Centro de Recursos de Coradeiras”, que decorre desde 2014 e conta com a presença atual de 1 voluntário do BLV. As atividades por ele realizadas consistem no auxílio dos trabalhos de casa, apoio a situações pontuais de dificuldades de aprendizagem e na resolução de tarefas em diferentes áreas disciplinares.
- A Escola Básica de Gondar promove desde 2014 o projeto “Vigilância dos alunos” com a colaboração de 1 voluntário que apoia na vigilância e acompanhamento dos alunos no final das atividades letivas.
- A “Loja Social de Brito” é um projeto da Junta de Freguesia de Brito que conta semanalmente com o apoio de 2 voluntários do BLV desde fevereiro de 2016. A Loja Social tem como objetivo suprir as necessidades de famílias carenciadas através da recolha de bens doados por particulares ou empresas.
- Desde Maio de 2016, decorre com a participação de 4 voluntários que participam com periocidade semanal, o “Banco Social de Apoio ao Guimarães Acolhe”. Este tem como finalidade apoiar os cidadãos com necessidade de proteção internacional acolhidos no âmbito do Plano de Ação do Município de Guimarães para o Acolhimento de Refugiados, com bens diversos, como roupas, alimentos e outros. Os voluntários têm como funções a organização e seleção dos bens recolhidos e a sua distribuição.
- Desde novembro de 2016, decorre no Ronfe - Espaço Arte e Cultura, o Projeto de Intervenção Local - Melhoria da Qualidade de Vida, que visa criar uma estrutura de apoio social, que promova a melhoria da qualidade de vida, a segurança e o bem-estar de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, em situação de fragilidade e isolamento.