Projeto pedagógico vimaranense distinguido pela “The City at Eye Level for Kids”
O projeto do Laboratório da Paisagem “Postais Ilustrados de Guimarães” estimula as crianças a terem uma palavra no desenvolvimento urbano da cidade.
“The City at Eye Level for Kids” é um projeto internacional que tem como objetivo a inclusão das crianças na discussão sobre como devem ser planificadas as cidades, não apenas no que diz respeito à forma como são construídos parques infantis, mas também no desenho de ruas, espaços públicos em bairros e centros urbanos. Construir uma esfera pública que seja amiga da criança é o que se pretende, pelo que a criação de um documento político aberto e público seja fundamental como um instrumento para as cidades e os responsáveis autárquicos na hora de planificar o desenvolvimento urbanístico.
Neste mês de junho de 2019, a publicação que reúne os projetos distinguidos como boas práticas inclui o projeto do Laboratório da Paisagem intitulado “Postais Ilustrados de Guimarães”. O livro “The City at Eye level for Kids” possui mais de 396 páginas e 65 estudos científicos de programas urbanos do poder local, contendo contribuições e estudos de caso de 30 países com experiências e ideias práticas sobre como melhorar as cidades para as crianças.
A publicação internacional distingue Guimarães e a boa prática "Postais Ilustrados de Guimarães", destacando a dimensão das crianças e jovens na cidade e o seu papel ativo na criação de cidade. Esta atividade fomenta a participação infanto-juvenil em matéria de paisagem urbana, destinada à construção da cidade do amanhã, e insere-se no projeto científico “Plano de Paisagem” do Laboratório da Paisagem, com coordenação de Ricardo Martins.
A atividade pretende dinamizar a participação dos jovens na construção da paisagem urbana, impulsionando novas formas de participação democrática para uma vida urbana sustentável, ao mesmo tempo que promove uma sociedade mais coesa. Muitas das propostas feitas pelas crianças refletem problemas ambientais e urbanos e renovadas formas de utilização do espaço público. Para além deste tipo de processo de escuta para a transformação sustentável da cidade, a conversa com as crianças é encorajadora de uma participação mais ativa na produção de uma paisagem urbana colaborativa. Refira-se que esta é a única boa prática portuguesa considerada pelo projeto “The City at Eye Level for Kids”, estando referenciadas apenas duas na Península Ibérica.
A publicação pode ser descarregada em:
https://bernardvanleer.org/app/uploads/2019/06/eBook_CAEL_Kids_Book_Design_Kidsgecomprimeerd.pdf