Guimarães pretende definir posicionamento estratégico para potenciar o território
Agentes locais participam no estudo que visa estruturar o posicionamento da marca Guimarães, numa estratégia de captação de turismo à escala global.
A Câmara Municipal de Guimarães está apostada em assumir a identidade de um território no sentido de garantir um papel decisivo para o seu desenvolvimento, partindo de um estudo que será elaborado pela empresa Bloom Consulting através das opiniões dos diversos agentes locais, numa primeira fase.
Esta quinta-feira, 26 de julho, foi apresentado em conferência de imprensa a estratégia para o posicionamento de Guimarães na forma como comunica para o mundo. Domingos Bragança explicou a escolha da Bloom Consulting por ser “uma empresa de reputação mundial” e destacou o estudo que vai demonstrar e reforçar a presença digital de Guimarães no mundo através das plataformas disponíveis para cada cidadão.
“Através do estudo desenvolvido, ouvindo as opiniões das entidades associativas, instituições, hoteleiros, empresários, demais agentes, e vimaranenses em geral, será possível avaliar a realidade de Guimarães para desenvolver um plano sobre a forma de melhor comunicar o património material e imaterial de Guimarães”, referiu o Presidente da Câmara Municipal. “A História de Guimarães é uma história feita futuro e é assim que tem de ser comunicada, o passado e o contemporâneo a definirem a nossa visão do futuro, sintetizada numa ideia central de Guimarães, que este estudo nos dará para posicionar Guimarães no mapa digital do mundo. Para tal, precisamos de saber quais os obstáculos que temos pela frente e definir uma estratégia coletiva de como os ultrapassar. Temos de ser claramente diferenciadores para as pessoas, de qualquer parte do mundo, decidam vir a Guimarães para terem uma experiência singular”, sublinhou Domingos Bragança.
A conferência de imprensa contou com a presença do diretor geral da Bloom Consulting, Filipe Roquete, e Sofia Ferreira, Vereadora do Turismo, que transmitiram aos presentes a estratégia que deve resultar num plano de ação.
O novo projeto desenvolve-se em três fases: análise, estratégia e gestão. O alinhamento da identidade de Guimarães com a sua marca e com o seu posicionamento estratégico são fundamentais para a sua diferenciação e concretização do seu potencial. É esse o trabalho que agora o Município de Guimarães se propõe realizar, com o apoio técnico especializado da empresa Bloom Consulting - consultora internacional especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding, com sede em Madrid e com escritórios em Lisboa, Londres e São Paulo.
A primeira fase do projeto consistirá no “Estudo e Análise do Município”. Será feita uma angariação de conhecimento pelo estudo e análise em profundidade do concelho e das perceções que existem sobre o mesmo, a culminar dentro de dois meses com recomendações baseadas nos pontos importantes e críticos de avaliação. Empresários, hoteleiros, associações e diversas instituições de Guimarães foram convidadas para participarem nesta primeira fase do estudo.