Arquivo Municipal Alfredo Pimenta inaugura exposição sobre Macau

“Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)” é o tema da mostra que estará disponível em Guimarães até ao dia 01 de setembro. Inauguração de hoje é acompanhada pelo lançamento de um livro sobre o mesmo tema.
O Município de Guimarães, através do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, em colaboração com o Instituto Cultural do Governo Regional da Região Administrativa Especial de Macau – Arquivo Histórico de Macau, inaugura a exposição "Refugiados de Xangai. Macau (1937-1964)", esta sexta-feira, 03 de março, às 18 horas.
Esta mostra divide-se em três núcleos essenciais: (I) apresentação sumária da história da diáspora macaense, em particular da comunidade dos “portugueses de Xangai”; (II) exibição da documentação relativa à chegada, acolhimento e destino dos migrantes que, abandonando Xangai, passaram pela cidade de Macau; (III) mostra de documentos e objetos pessoais de uma macaense – Clementina Fernandes – refugiada de Xangai, disponibilizados pela sua família.
Com esta exposição, pretende-se, além de firmar laços com o Instituto Cultural do Regional da Região Administrativa Especial de Macau - Arquivo Histórico de Macau, divulgar a investigadores e ao público em geral uma documentação imprescindível para conhecer e analisar um fenómeno social migratório com características singulares, que se insere no movimento mais amplo da diáspora macaense e, simultaneamente, contribuir com mais um exemplo de como Macau soube acolher, no seu seio, todos os que nela procuraram refúgio e apoio (chineses, macaenses, portugueses), mantendo-se como uma porta aberta para o mundo.
Na mesma altura, irá proceder-se ao lançamento do livro “Refugiados de Xangai. Macau. Fundo documental”, de autoria do Professor Alfredo Gomes Dias.