Avaliação e intervenção psicológica através da promoção da saúde mental infantil em Guimarães


Projeto delineado para dar resposta ao expectável aumento de problemas de saúde mental nas crianças durante a pandemia COVID-19.
A Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB estão a levar a cabo um projeto que permitirá o rastreio e a avaliação de problemas de saúde mental das crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães. Para as crianças e famílias que necessitem, será disponibilizada intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita.
Para participar neste projeto é necessário que o/a encarregado/a de educação de crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública do Concelho de Guimarães comece por preencher os questionários disponíveis na plataforma +Cidadania (aqui) e seguir os passos indicados.
A Vereadora da Educação, Adelina Pinto, destaca a importância deste projeto que “procura dar resposta ao expectável aumento de problemas de saúde mental nas crianças durante este período de pandemia, que veio implicar uma profunda alteração dos modos de vida e maior afastamento entre as próprias crianças”.
Através deste processo, pretende-se avaliar e monitorizar, em contexto comunitário, o impacto das medidas de saúde pública em período de pandemia na saúde mental de crianças entre os 3 e os 10 anos, assim como validar a implementação de uma ação comunitária para dar resposta a problemas de saúde mental das crianças em contexto de pandemia.