CIAC com posto de atendimento na Câmara Municipal de Guimarães


Transferência de serviços para o Balcão Único de Atendimento do Município (BUA).
A partir do próximo dia 2 de novembro estarão disponíveis os serviços de atendimento do CIAC (Centro de Informação Autárquica ao Consumidor) no Balcão Único de Atendimento (BUA), no edifício da Câmara Municipal de Guimarães, proporcionando-se, desta forma, aos cidadãos vimaranenses a possibilidade de se informarem ou apresentarem as suas reclamações de consumo, num espaço central e de atendimento por excelência. Assim, duplica-se os locais de atendimento, uma vez que o TRIAVE continuará a prestar apoio aos cidadãos do concelho que ali prefiram deslocar-se (Rua Capitão Alfredo Guimarães).
Foi a 8 de Junho de 1989 que a Câmara Municipal de Guimarães, a Direção Geral do Consumidor, na época Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e ainda com a intervenção da CCDRN – Comissão de Coordenação da Região Norte, celebraram um Protocolo de colaboração, a fim de dar à população do Concelho de Guimarães um Serviço que apoiasse e defendesse os seus interesses dos consumidores.
Em 2010, o CIAC instalou-se no palacete da Rua Capitão Alfredo Guimarães, partilhando o espaço com o TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa, anteriormente designado por Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral. Ao longo de mais de uma década, o CIAC trabalhou em estreita colaboração com o TRIAVE e esta parceria mostrou-se bastante profícua para ambas as entidades. A alteração do local de atendimento visa reforçar a autonomia do CIAC no atendimento à população vimaranense com um serviço de elevada qualidade, no que respeita à defesa dos seus direitos em matéria de consumo, enquanto o TRIAVE funciona como centro de resolução de conflitos com competência, também, para outros municípios, além de Guimarães.