Convocatórias para Planos de Apoio à Criação Territorial (PACT) já se encontram abertas

A Oficina reforça Plano de Apoio à Criação Territorial com novo formato da MAT e programa dirigido a clubes de teatro das escolas
O ano 2019 marca a contínua e crescente aposta da cooperativa vimaranense A Oficina no apoio à criação. Os próximos meses são um bom exemplo disso com o Teatro Oficina – companhia que celebra 25 anos – a servir de motor de arranque para um formato renovado da Mostra de Amadores de Teatro (MAT) e o surgimento de um programa experimental de acompanhamento do trabalho dos clubes de teatro escolares, centrado na formação teatral e criativa dos professores. Estão assim lançados o ‘PACT com os Grupos de Amadores Teatro’ e o ‘PACT com os Clubes de Teatro das Escolas’. Ambas as convocatórias já se encontram abertas e prolongam-se até 15 e 9 de fevereiro, respetivamente. Este ano, A Oficina assinala assim 30 anos de existência ao mesmo tempo que avança para um novo plano de ação e um novo ciclo artístico, num forte registo de coesão.
No seguimento de uma consulta aos grupos de amadores de teatro do concelho de Guimarães, surge o PACT (Plano de Apoio à Criação Territorial) com os Grupos de Amadores de Teatro. Acompanhando este novo plano, o Teatro Oficina renova o formato da Mostra de Amadores de Teatro e, sobretudo, a relação com os amadores desta arte, investindo mais na formação, acompanhamento e reflexão, durante o desenvolver dos trabalhos e na Mostra final que, este ano, passa a ser concentrada no CCVF entre 30 de maio e 2 de junho. Em cada ano haverá disponibilidade para acompanhar 6 grupos.
A escolha dos projetos a acompanhar será feita por João Pedro Vaz (Teatro Oficina) e pelos formadores associados em 2019, Nuno Preto e Gonçalo Fonseca. Depois de recebidos e analisados os projetos, os grupos farão uma breve entrevista com o júri para esclarecimento presencial de dúvidas, nos dias 16 e 17 de fevereiro. Desse processo são escolhidos 6 projetos aos quais é atribuído um apoio de 1100 euros, igual para todos. A partir dessa escolha inicia-se um programa experimental de formação e acompanhamento orientado por Nuno Preto e Gonçalo Fonseca que inclui formação inicial aos atores do grupo, aconselhamento permanente de encenação, acompanhamento artístico dos trabalhos e uma sessão de acompanhamento técnico (luz e som) final com equipa técnica d’A Oficina. Posto tudo isto, é de salientar que o grupo não será dirigido pelos referidos formadores, que servirão como consultores artísticos permanentes até junho e poderão ajudar a encontrar soluções, mas sem perturbar a dinâmica do grupo. A convocatória para apresentação de projetos estende-se até 15 de fevereiro e os mesmos podem ser submetidos para o endereço eletrónico mat@aoficina.ptcom o assunto ‘MAT-2019’.
Nos próximos meses, entre fevereiro e junho, é igualmente posto em prática o PACT com os Clubes de Teatro das Escolas. Depois de vários pedidos informais de professores do território, A Oficina promove um programa experimental de acompanhamento do trabalho dos clubes de teatro escolares, centrado na formação teatral e criativa dos professores. Até ao final do ano letivo 2018/19 haverá disponibilidade para acompanhar até 5 clubes de teatro e/ou professores associados a disciplinas de teatro, havendo intenção de alargar o projeto a mais clubes no ano letivo seguinte.
A seleção dos núcleos a acompanhar será igualmente feita por João Pedro Vaz (A Oficina) e pelos formadores associados em 2019, Nuno Preto e Gonçalo Fonseca. A partir dessa escolha inicia-se um programa experimental de formação e acompanhamento, orientado pelos formadores, que integra formação inicial aos alunos do clube, formação e aconselhamento dos professores, acompanhamento artístico dos trabalhos e possibilidade de apresentação final e partilha de processo com todos os clubes. Mais uma vez, os grupos não serão dirigidos pelos referidos formadores, servindo estes como consultores que poderão ajudar a encontrar soluções, sempre dentro da dinâmica do grupo. As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro para o endereço eletrónico redeoficina@aoficina.ptcom o assunto ‘Clubes de Teatro Escolar’. A informação completa para participação em ambas as convocatórias pode ser consultada em www.ccvf.pt.