Guimarães adere à Associação Internacional de Cidades Educadoras


Adesão aprovada por unanimidade, esta quinta-feira, em reunião do Executivo Municipal. Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) é uma associação de municípios, da qual fazem parte 429 cidades de 35 países a nível mundial.
A Câmara Municipal de Guimarães deliberou aderir à Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), tendo como objetivo o intercâmbio de ideias, problemáticas, estratégias, informações, e experiências/boas práticas, entre as cidades educadoras, como um motor de melhoria e desenvolvimento no conjunto da AICE, reforçado pelas parcerias e trabalho das Delegações e Redes Territoriais e Redes Temáticas.
A AICE assessoria e apoia os projetos dos municípios que efetuaram a sua adesão, abrindo e fomentando canais de comunicação e cooperação entre eles e entre os municípios e os organismos nacionais e internacionais, mormente a Organização de Cidades e Governos Locais Unidos (O.G.L.U), a União Europeia (UE), e a UNESCO, entre outras.
Considerando que Guimarães tem em implementação um conjunto de projetos educativos inovadores e diferenciados, e que o contacto com outras cidades educadoras potenciará não só a partilha de boas práticas, como o conhecimento de outros sistemas e projetos pedagógicos que poderão contribuir para o desenho de um plano educativo de excelência educativa, foi aprovado em reunião do Executivo desta quinta-feira, 6 de setembro, o envio para aprovação pela Assembleia Municipal da adesão do Município de Guimarães à Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE.
O movimento das Cidades Educadoras surgiu em Barcelona, em novembro de 1990, na sequência do 1º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, no qual 70 cidades, como marco da sua atuação, assinaram a Carta das Cidades Educadoras. Em 1994, no âmbito do 3º Congresso Internacional, realizado em Bolonha, formalizou-se a criação da Associação Internacional de Cidades Educadoras.
A AICE é uma associação de municípios, da qual fazem parte, atualmente, 429 cidades de 35 estados do mundo, que proclamam e reclamam a importância da educação na cidade, põem em relevo as vertentes educativas dos projetos políticos das cidades associadas, e trabalham no aprofundar do conceito de Cidade Educadora e suas aplicações concretas.