Guimarães com 48 turmas de alunos no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”
Projeto tem como intuito capacitar crianças e jovens, desde cedo, para lidarem com o dinheiro, através do desenvolvimento de hábitos de poupança.
O Município de Guimarães está a desenvolver um projeto educativo no âmbito da educação financeira, designado de “No Poupar Está o Ganho” com a participação de 48 turmas no município no presente ano letivo.
Este projeto tem como intuito capacitar crianças e jovens, desde cedo, para lidarem com o dinheiro, através do desenvolvimento de hábitos de poupança, da promoção do consumo responsável e relação saudável com o dinheiro, considerando muito importante a gestão do aspeto emocional das opções, traduzindo-se assim numa aquisição de comportamentos que contribuirão para o bem-estar financeiro dos mesmos e das suas famílias, no presente e no futuro.
Com resultados cientificamente comprovados, através de um estudo de medição de impactos sociais realizado recentemente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, este projeto tem sido uma mais-valia na promoção e desenvolvimento de competências financeiras necessárias à correta tomada de decisão na perspetiva financeira.
O projeto possibilita uma visita ao Museu do Papel Moeda online ou presencial e acesso a uma plataforma e-learning, tanto para professores como para alunos inscritos, onde estão disponibilizados todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação) permitindo uma gestão autónoma do professor e uma utilização em sala-de-aula personalizada, adequada ao contexto, às disciplinas e às motivações e interesses dos alunos,
Esta plataforma disponibiliza fichas de exercícios sobre cada tema, dinamizando “desafios mensais” (propostas de atividades), tendo em conta que todos os meses são enviados desafios com sugestões de atividades para a implementar o projeto em contexto sala de aula. Os desafios são elaborados de acordo com os temas presentes no Referencial de Educação Financeira, e desenvolvidas tipologias de desafios diferentes conforme os diferentes ciclos de ensino: ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclo e para o 3º ciclo e ensino secundário.
Outra iniciativa disponibilizada denominada de “As Olimpíadas de Educação Financeira” consiste num quizz, onde os alunos respondem a questões sobre os vários temas de educação financeira, sugeridos no Referencial de Educação Financeira, estimulando, de forma lúdica, o seu interesse pela temática e proporcionando-lhes uma oportunidade de convívio e aprendizagem em conjunto.
Como conclusão do ano letivo, todas as turmas participantes no projeto têm a oportunidade de apresentar um trabalho demonstrativo dos conhecimentos e das competências adquiridas ao longo da implementação do projeto e, assim, participar no “Concurso Final- No Poupar Está o Ganho”.
Este projeto é considerado uma mais-valia pela transmissão de conhecimentos na área da literacia financeira aos alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário de modo a que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.