Guimarães na rota do turismo sustentável através da aposta em novas plataformas digitais




Cinco quiosques multimédia e ainda nova aplicação mobile (visitguimarães) foram as novidades apresentadas pelo Município de Guimarães, no Dia Mundial do Turismo.
Consolidar Guimarães no segmento do turismo de ambiente. Este é o desafio patente nas metas estabelecidas pelo Município de Guimarães, conforme anunciou Sofia Ferreira na sessão que marcou o Dia Mundial do Turismo, esta quinta-feira, 27 de setembro.
A Vereadora do Turismo realçou a estratégia Municipal numa lógica “transversal” apontando o exemplo da apresentação de cinco quiosques multimédia e ainda uma nova aplicação mobile no âmbito dos “avanços tecnológicos” por forma a reforçar a marca de Guimarães à escala global.
“No âmbito das ideias que têm sido defendidas pelo Presidente da Câmara, Guimarães continua a sua aposta do desenvolvimento sustentável reforçando este objetivo na oferta turística do concelho através do desenvolvimento de novos equipamentos, com a valorização de promoção do nosso território numa forte aposta no turismo”, vincou Sofia Ferreira.
Na sessão pública que decorreu no Jardim do Edifício do Turismo Praça de S. Tiago foram apresentados cinco quiosques multimédia, que estarão em funcionamento na Estação Inferior do Teleférico, Paço dos Duques, Santuário de São Torcato, Central de Camionagem e Estação da CP.
Os quiosques interativos do Turismo apresentam-se com uma sinalética digital, considerada uma poderosa ferramenta de construção de marca. Esta forma de comunicação permite disponibilizar informação e conteúdos em locais específicos e, mais do que isso, permite também oferecer novas experiências interativas ao cidadão. Os mupis digitais proporcionam que a criatividade seja utilizada de forma inteligente e diferente do tradicional. Este projeto resulta de um investimento superior a 14 mil euros, financiado pela candidatura Norte 2020.
Foi lançada ainda a aplicação “visitguimaraes” que faculta dados essenciais para a identificação de localizações ótimas para o desenvolvimento turístico, elaboração e gestão de itinerários turísticos, determinação de padrões de ocorrência e distribuição de fenómenos, avaliação, cenarização e monitorização dos impactos da atividade turística e disponibilização de informação turística e está disponível para download, a partir de qualquer ponto do mundo, diretamente na internet ou no site www.guimaraesturismo.com. Este projeto resulta de um investimento de cerca de 7 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal.
Em Guimarães, decorreu ainda a apresentação pública do jogo “O Artefacto”, desenvolvido pela Enigmind. Trata-se de uma atividade que conjuga a aventura com a exploração da História, Património e Cultura vimaranense, numa espécie de Caça ao Tesouro, com uma duração de quatro horas e que promete surpresas e a visita aos mais emblemáticos monumentos da cidade.
O Dia Mundial do Turismo, em Guimarães, ficou assinalado também por um conjunto de atividades como a realização de visitas guiadas, entradas gratuitas em museus e outro tipo de experiências na área do lazer e gastronomia.