Guimarães no workshop de coordenação das Cidades e Regiões Circulares


Reconhecimento das iniciativas de gestão em recursos circulares que o concelho tem em implementação.
Guimarães está presente no primeiro Workshop de Coordenação da Iniciativa das Cidades e Regiões Circulares que decorre, esta quarta-feira, em Bruxelas, no Comité das Cidades e Regiões. Recorde-se que Guimarães foi uma das 12 cidades escolhidas como cidade-piloto em Economia Circular, na gestão de resíduos, numa iniciativa lançada pela União Europeia (UE), como parte do Plano de Ação para a Economia Circular.
A transição da UE para uma economia circular resultará numa redução da pressão sobre os recursos naturais, na criação de crescimento sustentável e emprego, revelando-se como mais um contributo para ser atingida a meta da neutralidade climática, estabelecida no Pacto Ecológico Europeu.
A cidade vimaranense encontra-se no grupo Gestão dos Recursos Circulares, acompanhada de cidades-piloto como Munique (Alemanha), Capannori (Itália), Gotemburgo (Suécia) e Tampere (Finlândia). Do grupo fazem parte cidades seguidoras como as regiões de Berlim e Baixa Saxónia (Alemanha) Região Central da Dinamarca, Lucca (Itália), Lääne-Harju (Países Baixos), Sofia (Bulgária), Zero Waste Scotland (Escócia) e a cidade portuguesa de Viseu, assim como a região Dão Lafões. As referidas cidades poderão ainda contar com diversos parceiros relevantes na área, como o Comité Europeu Económico e Social Europeu, o Banco Europeu de Investimento e a Agência Europeia do Ambiente.
Para Guimarães, esta seleção como cidade piloto em gestão de recursos circulares é também o reconhecimento das diversas iniciativas que o concelho tem em implementação nesta mesma área, e permitirá a partilha, disseminação e replicação de boas práticas com outros parceiros europeus, através do apoio de especialistas internacionais em Economia Circular. Este será mais um passo importante para o desenvolvimento do Plano de Ação de Economia Circular na Gestão de Resíduos, que deverá estar finalizado em 2023.