Guimarães recebe congresso de Associação de Pianistas e Professores de Piano


Programa cultural e social também inclui concerto com Mário Laginha e Camané, nos jardins do Museu Alberto Sampaio, um concerto da Orquestra de Guimarães sob a direção de Vítor Matos tendo como solista o pianista António Rosado
O Congresso da International EPTA decorrerá de 1 a 4 de setembro no Teatro Jordão, em Guimarães. Fundada em 1978, por Carola Grindea, em Londres, a EPTA-Europe é a associação-mãe de todas as delegações europeias da EPTA (European Piano Teachers Association). Esta associação tem como principal objetivo a organização de congressos, workshops, concertos, seminários, concursos, entre outros eventos, para a divulgação da prática pianística. Todos os anos é realizada uma Conferência Internacional que reúne todas as delegações europeias, e é organizada por um país anfitrião.
A EPTA-Portugal foi assumida em 2014 pela associação EPTA-LUSA – Associação de pianistas e professores de piano. Ao longo de oito anos a EPTA-Portugal já realizou seis edições do Encontro Nacional, evento onde reúne investigadores, pianistas e professores de piano, num espaço de reflexão sobre desafios que enfrentam hoje na sua profissão, e foi com enorme orgulho que aceitou a honrosa tarefa de organizar o Congresso Internacional. Depois de dois anos difíceis devido à propagação global da COVID 19, e todas as restrições e limitações que isso implicou, a EPTA-Portugal espera que todos os pianistas, professores de piano e estudantes se juntem com enorme alegria e determinação, na histórica cidade de Guimarães, primeira capital de Portugal no séc. XII, e Património Mundial da UNESCO desde 2001, devido ao belíssimo e bem preservado centro histórico.
Sob o lema Piano Teaching and Performing: Renewal After the Pandemic (“Ensino e Performance do Piano: Renovação Depois da Pandemia”), a organização espera cativar todos os cerca de cento e cinquenta participantes de todo o mundo para uma partilha e reflexão das metodologias de ensino e aprendizagem do piano, e das experiências pedagógicas e pianísticas durante o período de confinamento, nomeadamente com a imposição do ensino à distância e o interregno de todos os concertos; da necessidade e procura de novas tecnologias e ferramentas pedagógicas para o ensino e performance musical, de forma a colmatar a distância física; e, ainda, uma análise de como estas novas ferramentas se tornaram indispensáveis no ensino de piano atualmente.
O histórico Teatro Jordão, recentemente restaurado e remodelado, sediará este Congresso. O programa cultural e social também inclui um cocktail de boas-vindas e concerto com Mário Laginha e Camané, nos jardins do Museu Alberto Sampaio, um concerto da Orquestra de Guimarães sob a direção de Vítor Matos tendo como solista o pianista António Rosado no concerto nº 2 de Rachmaninov, este também aberto ao público no Centro Cultural Vila Flor, no dia 2 de setembro, pelas 21h30, e um Jantar de Gala na Pousada Mosteiro de Santa Marinha, com um concerto de música tradicional portuguesa proporcionado pelo trio de Daniel Pereira Cristo.