Na Loja Oficina, as ideias surgem 'No fio da conversa'


Encontros com o Bordado de Guimarães ao centro acontecem de 22 de janeiro a 16 de julho, aos sábados, das 15h00 às 18h00
A partir de 22 de janeiro, os sábados têm um toque especial na Loja Oficina, embalados pelo gosto e saber envolvidos nas artes e ofícios tradicionais, como o Bordado de Guimarães, e motivando encontros e conversas ao mesmo tempo que as mãos criam novas obras a serem posteriormente expostas na XXIV Feira de Artesanato de Guimarães. Estes encontros de participação gratuita têm datas marcadas para os sábados, das 15h00 às 18h00, até 16 de julho.
"No fio da conversa" é um programa semanal de encontros a decorrer na Loja Oficina – situada no centro histórico de Guimarães, na Rua da Rainha D.ª Maria II – entre quem gosta de bordar e conversar, pois é o que acontece, naturalmente, à medida que o fio corre no linho. A bordadeira Sameiro Fernandes vai orientar cada participante na criação e produção de uma instalação, a ser exposta na XXIV Feira de Artesanato de Guimarães.
Parte integrante da génese e da missão da cooperativa A Oficina, a preservação e promoção do Bordado de Guimarães continua a ser cuidada e valorizada, sendo um ativo certificado da cidade de Guimarães desde 2010. E "No fio da conversa" prossegue este caminho, sucedendo à formação de Bordado de Guimarães decorrida recentemente, nos últimos três meses de 2021.
A participação nesta atividade – apoiada pelo Consórcio Minho IN dentro da marca «Amar o Minho» – com encontros marcados na Loja Oficina é gratuita mediante inscrição prévia com, pelo menos, 48 horas de antecedência, através do e-mail loja@aoficina.pt ou do telefone 253515250. Tendo agora o seu ponto de partida, estes encontros "No fio da conversa" irão prolongar-se até ao próximo mês de julho.
A Loja Oficina, que promove, preserva e comercializa no âmbito do artesanato tradicional da região – como são exemplo a Cantarinha dos Namorados e o Bordado de Guimarães – e alimenta a íntima relação com o emblemático Alberto Sampaio através da exposição permanente que lhe é dedicada, para além das mostras de cariz temporário com diversos motivos, pode ser regularmente visitada de segunda a sábado, entre as 11h00 e as 18h00, encerrando aos domingos e feriados. De lembrar também a sua presença no espaço digital (loja.aoficina.pt), mantendo assim as portas abertas ao mundo para receber o público de todas as origens e dar a conhecer os produtos de artesanato vimaranenses e publicações, que nos ligam ao passado e ao presente da história que se faz em Guimarães.