Palácio Vila Flor e CIAJG inauguram este sábado o 1º ciclo expositivo de 2016

Notícias CulturaNotícias gerais
26 Fevereiro 2016
Exposição fotográfica abre dia de inagurações às 16:30 horas, no Palácio Vila Flor. Ao final da tarde, na Plataforma das Artes, Carlos Lobo, Rui Toscano, Francisco Janes e João Grama apresentam uma nova montagem da coleção permanente. São as novas propostas para visitar em Guimarães.
O Palácio Vila Flor, em Guimarães, inaugura este sábado, 27 de fevereiro, às 16:30 horas, a exposição “Still There”, de Carlos Lobo, uma vasta mostra de fotografias efetuada pelo artista no Líbano, durante o ano de 2011. Às 19 horas, é a vez do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) inaugurar três exposições individuais de Rui Toscano, Francisco Janes e João Grama, que constituem três singulares e poderosas visões do mundo e de modos alternativos de existência. Esta data será ainda marcada pela inauguração da nova montagem da coleção permanente do CIAJG.
A exposição de Carlos Lobo, que estará patente no Palácio Vila Flor sob o título “Still There”, é uma impressionante mostra fotográfica do autor sobre uma viagem ao Líbano. Carlos Lobo deambulou pelas ruas de Beirute tentando perceber a vida de uma cidade complexa.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães acolhe três singulares e poderosas visões de três artistas distintos. Rui Toscano, Francisco Janes e João Grama são os autores que vão habitar o CIAJG com as suas obras, na Plataforma das Artes. Nestas exposições, os artistas usam meios semelhantes – a fotografia, o vídeo e o som – para abordar, documentar e construir universos utópicos de pequena ou grande escala, em que as dimensões do tempo e do espaço são expandidas e transformadas e tornam-se material para a perceção do espetador.
Entrada livre aos domingos de manhã
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães apresenta também a exposição “Labirinto e Eco”, o mote da nova montagem da coleção permanente. Durante o período de um ano, as salas do piso superior do CIAJG vão acolher um extenso e variado conjunto de intervenções de artistas contemporâneos, convidados a dialogar com os notáveis objetos da coleção de José de Guimarães e outros entretanto reunidos no acervo da instituição.
O CIAJG encontra-se aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 19 horas. Aos domingos de manhã, a entrada nas exposições é livre. Toda a informação relativa ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães encontra-se disponível no site www.ciajg.pt.
ExposiçõesCIAJGPalácio Vila Flor