Pintura de Jean Baptiste Pillement em exposição no Paço dos Duques








Guimarães acolhe obra de arte ao abrigo de um protocolo da cedência assinado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Novo Banco.
O Paços dos Duques de Bragança, em Guimarães, é considerado “um dos museus mais visitados no país” e a partir desta quarta-feira, 11 de julho, há mais um motivo para atrair os visitantes, em especial os apreciadores de arte e cultura. Um óleo sobre tela intitulado “Paisagem com camponeses e rebanho”, da autoria de Jean Baptiste Nicolas Pillement, passa a integrar o percurso expositivo do Paço dos Duques, fruto de um protocolo de cedência assinado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Novo Banco.
O compromisso entre o Estado e o Novo Banco prevê realizar parcerias com entidades públicas e privadas, como museus e universidades, de âmbito nacional e regional. Entre essas iniciativas está a concretização de um programa de depósito descentralizado da coleção de pintura do Novo Banco, colocando à fruição pública 97 obras de relevante valor artístico, em vários museus espalhados pelo território nacional.
“Esta ideia de partilha é fundamental, principalmente nesta ligação entre a arte e cultura. Guimarães afirma-se como um destino de excelência pelo seu património, mas está a afirmar-se, nestes últimos anos, pela qualidade da sua programação cultural e também de arte. É com satisfação que a Câmara Municipal regista a opção do Paço dos Duques para a exposição desta fantástica obra”, apontou a vice-presidente da Autarquia, Adelina Pinto.
O diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, destacou o “importante momento” pela concretização de “um trabalho em rede, de partilha e rentabilização de recursos” face à celebração do protocolo.
O CEO do Novo Banco, António Ramalho, aponta um “objetivo estratégico” no sentido de “devolver à sociedade um pouco daquilo que podemos devolver” numa alusão à ação do Novo Banco Cultura em disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com Museus e outras entidades culturais.
A pintura de Jean Baptiste Nicolas Pillement(1728-1808) está em destaque no Paço dos Duques em Guimarães, onde integrará posteriormente o percurso expositivo. “Paisagista de grande sensibilidade no modo global como olha para a natureza, Pillement enquadra-se no discurso estético do iluminismo, centrado no interesse pela relação entre o Homem e a Natureza”.