Primeiro-Ministro em Guimarães visita esta sexta-feira o PIEP, em Azurém

Notícias EducaçãoNotícias gerais
04 Março 2016
António Costa na assinatura de novo contrato de I&D entre a Bosch e a UMinho, na Reitoria. Desenvolvimento do projeto decorrerá em Azurém, a exemplo da 1ª fase.
O Primeiro-Ministro António Costa estará esta sexta-feira, 04 de março, em Guimarães, às 11:30 horas, para visitar as instalações do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), localizado no Campus de Azurém da Universidade do Minho, acompanhado pelo Reitor António M. Cunha e pelo Presidente do Município, Domingos Bragança. A visita realiza-se depois de ser formalizada, na Reitoria, a segunda fase do projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), realizada em parceria pela Bosch Car Multimedia Portugal e a UMinho.
O projeto, considerado pelo Governo como sendo de interesse estratégico nacional, tem como foco o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade, estando previsto um investimento de cerca de 55 milhões de euros e o registo de 22 patentes até 2018. A primeira fase da parceria contou com um investimento de 19 milhões de euros entre 2012 e 2015, permitindo o registo de 12 patentes. A segunda fase, denominada “Innovative Car HMI”, vai exigir a contratação de mais de 90 novos engenheiros pela Bosch, com diversas especializações, e 170 bolseiros de diferentes Escolas da UMinho. Serão, no total, mais de 550 profissionais altamente qualificados a trabalhar exclusivamente no projeto.
O PIEP é uma entidade privada de I&DT, de matriz marcadamente tecnológica e científica, que desenvolve e apoia a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, bem como potencia a criação e a transferência de conhecimento resultante da atividade de parceria com a indústria no domínio da engenharia de polímeros e compósitos. Ocupando uma área total de 3000 m2 e um investimento superior a 7 milhões de euros, as instalações reúnem condições de excelência para o exercício da atividade de I&DT em parceria com a indústria nacional e estrangeira de variados sectores.
O Instituto foi criado a 18 de abril de 2001, por iniciativa do setor de plásticos e moldes, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, através do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP-UM) e do IAPMEI. A atividade do PIEP tem como objetivos fundamentais contribuir para o reforço da competitividade da indústria de plásticos e moldes, através do desenvolvimento de tecnologias próprias e conceção de produtos inovadores, potenciar uma cultura e uma prática efetiva de I&DT no sector, disponibilizando os recursos humanos, a infraestrutura física e a informação técnica necessários, entre outros objetivos.
PIEPAntónio CostaPrimeiro-Ministro