SEM ESPINHAS – Sabores, Ecologia e Comunidade à volta do mercado


Primeira ação decorre já no dia 16 de outubro, às 12h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade.
Sem Espinhas visa a criação de uma plataforma que compartilha conhecimento sobre alimentação, ecologia e comunidade por meio de perspetivas transdisciplinares e práticas colaborativas. É neste pressuposto que este programa se desenha, procurando o caminho que vem da terra e que envolve a comunidade à mesa. Esta é uma proposta que perpetua a nossa identidade alimentar num balanço entre o lugar de ontem e o lugar do amanhã.
Este projeto é composto por três ações que se realizarão em outubro, novembro e dezembro.
A primeira ação decorre já no dia 16 de outubro, às 12h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade (na instalação artística “Forum”).
Workshop — “Na fronteira da horta, a comida marginal”
A Recoletora
A horta, enquanto local destinado ao cultivo da terra, é, por definição, um local limitado e de contornos precisos. Dentro desses limites e entre hortaliças e legumes, o hortelão cria o seu paraíso, manifesto da sua individualidade, concebido através do seu trabalho e suor. Tudo o que está para além da fronteira do seu paraíso é um espaço de indiferença.
Neste workshop, A Recoletora propõe olhar sobre estes espaços de indiferença através da recoleção das plantas espontâneas comestíveis que despontam nas bordaduras das hortas da cidade de Guimarães, onde, estoicamente crescem e multiplicam-se sem qualquer esforço. Estas espécies resilientes, muitas vezes mais nutritivas do que os hortícolas comuns, são a comida marginal e gratuita que serão trazidas, expostas e dadas a provar nas bancas de venda do “Fórum”.
Projeto financiado por: Município de Guimarães, projeto Bairro C – 2ª edição da Open Call “Programação Cultural e Curadoria” (Concurso promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães)
Participação gratuita mediante inscrição prévia através do e-mail: bilheteira@aoficina.pt
Maiores de 12