Sodade encerra quinta edição do Vaudeville Rendez-Vous em Guimarães


Estreia nacional do espetáculo da companhia francesa Cirque Rouages encerra o mais influente festival de circo contemporâneo da região norte.
Termina este sábado, dia 28 de julho, a quinta edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous que tem vindo a revelar, nos espaços públicos de Guimarães, Braga e Vila Nova de Famalicão, e de forma gratuita, espetáculos sonantes de circo contemporâneo.
Mais de 60 artistas nacionais e internacionais têm vindo a deambular pelas três cidades, cabendo à companhia francesa Cirque Rouages o espetáculo de encerramento do festival, que decorre no sábado, às 22h00, no Jardim do Paço dos Duques, em Guimarães. A performance, em estreia nacional, é apresentada como “uma ode à vida, uma fábula aérea, narrada por dois músicos que tocam e cantam ao vivo numa estrutura de circo única”.
Mas antes do ponto final da programação, ainda muito há para descobrir no universo do circo contemporâneo.
No último dia do festival, a programação arranca bem cedo, com três espetáculos, às 11h00. Além do espetáculo da Radar 360o já mencionado, será possível assistir a Dame du Cirque, da troposfera.xyz, no Largo D. João Peculiar, em Braga, e a Boat – Transe Poétique, da Hors Surface, que combina trampolim e arame, no Jardim do Paço dos Duques, em Guimarães. Da programação de amanhã consta ainda o espetáculo coproduzido pelo Festival com o INAC (Instituto Nacional de Artes do Circo) – Esboço para Paraísos, que será apresentado, às 19h00, no Largo do Paço, em Guimarães.
No último dia de festival continuam as atividades para toda a família. Às 14h00, todos os interessados podem aprender as técnicas base para entrarem no mundo do circo contemporâneo, com oficinas gratuitas dirigidas pelo INAC nas três cidades. Em Braga, decorre a oficina de equilíbrio; em Guimarães, a oficina de acrobacia aérea; e em V.N. Famalicão a oficina de manipulação de objetos.