Turma de Guimarães vence Olimpíadas de Educação Financeira


A turma do 8.º C da Escola Básica Arquiteto Fernando Távora foi a vencedora a nível nacional destas Olimpíadas, ao alcançar a pontuação mais alta de todas as turmas do 3.º ciclo que integraram a competição.
Os alunos de Guimarães estão entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interescolar em que participaram mais de 13 mil crianças e jovens em representação de 50 municípios. Os alunos foram desafiados a responder a 60 questões sobre temas de literacia financeira, que estão a abordar no projeto educativo “No Poupar Está o Ganho”.
O 8.º C da Escola Básica Arquiteto Fernando Távora foi vencedor a nível nacional destas Olimpíadas, ao alcançar a pontuação mais alta de todas as turmas do 3.º ciclo que integraram a competição.
Já a nível municipal, houve quatro outros vencedores que conseguiram a melhor prestação entre todas as turmas deste concelho que participaram nas Olimpíadas, designadamente: o 1.º ano da Escola Básica de Cruz de Argola que venceu no escalão do 1.º e 2.º ano, enquanto o 4.º ano da Escola Básica de Vieite teve a melhor prestação do concelho no 3.º e 4.º ano. No 2.º ciclo, o vencedor municipal foi o 5.º ano da EB 2/3 Vale de São Torcato e, no Ensino Secundário, o 10.º SE1 da Escola Secundária Martins Sarmento.
Promovidas pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto “No Poupar Está o Ganho”, as Olimpíadas de Educação Financeira consistem numa competição online que, através de um Quiz, coloca à prova os conhecimentos dos alunos em temas como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.
O projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho” está a ser implementado em Guimarães através de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Ave. No site do programa são propostos às turmas conteúdos, atividades e desafios didáticos que podem ser implementados ao longo de todo o ano letivo.