Viver
Pesquisar

Feira Afonsina

imagem

Na senda das edições anteriores, o Município de Guimarães pretende, em 2018, dar continuidade ao evento “Feira Afonsina”, proporcionando a todos os visitantes uma experiência inesquecível no tempo, através da construção de espaços temáticos que caracterizarão os quatro dias do evento.

Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, realçando e valorizando a identidade histórico-cultural impressa no código genético da cidade, Guimarães apresenta-se como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina.

Na presente edição, que decorrerá de 21 a 24 de junho, o evento versará sobre "O Tratado de Zamora".

Sob o tema "O Tratado de Zamora", a Feira Afonsina retrata um período de apaziguamento entre D. Afonso Henriques e o Imperador Afonso VII, Rei de Leão e seu primo. Representa, também, um ponto de viragem no modo como D. Afonso Henriques passa a figurar entre os seus pares, pois doravante envergará o título de Rei, atribuído pelo Rei de Leão através do tratado que resultou do encontro, em Zamora, nos dias 3 e 4 de outubro de 1143. Associada a esta alteração está a configuração de um novo estatuto do território. Contando com a mediação do Cardeal Guido de Vico, legado do Papa, D. Afonso Henriques aceita o seu novo estado. Porém, uma das condições impostas era a de continuar a prestar vassalagem a seu primo. Não sendo imposição do seu agrado, o Rei Português apressa-se a enfeudar o novo reino à Santa Sé. Mas será que tal facto provocou a ira do Imperador das Hispânias ou, pelo contrário, foi mantida a paz?

 

Horário do evento:
21 de junho, das 18h00 à 01h00
22 de junho, das 11h00 à 01h00
23 de junho, das 11h00 à 01h00
24 de junho, das 11h00 às 22h00

Subscrever newsletter