Juventude e Cidadania
Competências da área da Juventude
Os Serviços da Juventude do Município de Guimarães têm como missão prestar um serviço de qualidade aos jovens do município, envolvendo-os ativamente e valorizando as suas capacidades através da realização de diversos projetos de índole educativa, formativa, social e cultural, que contribuem para o seu enriquecimento, bem como para a sua capacitação enquanto elementos transformadores da sociedade.
O setor da juventude tem ganho cada vez mais relevância no panorama nacional, e Guimarães tem acompanhado essa tendência delineando projetos em áreas de intervenção que abranjam transversalmente a população jovem que habite, estude ou trabalhe em Guimarães viabilizando a consolidação da juventude no território vimaranense.
Assumem-se como desígnios fundamentais a promoção da participação jovem, o trabalho na área da juventude e a educação não-formal; a fomentação e apoio ao associativismo juvenil, o voluntariado e a promoção da cidadania; a Coordenação do Gabinete Municipal da Juventude; a Dinamização do Conselho Municipal da Juventude; o Desenvolvimento e implementação do Plano Municipal da Juventude; a Definição e implementação da programação municipal para a Juventude; a Coordenação dos programas municipais de promoção da participação cívica; a criação e gestão dos instrumentos de apoio ao associativismo juvenil; a Colaboração com organismos regionais, nacionais e internacionais na promoção e implementação de programas de participação jovem e cidadã.
Perfil do Agente de Juventude – Youth Worker
Em Portugal, o perfil de técnico/a de juventude é relativamente recente. Os youth workers em Portugal são responsáveis por:
- Diagnosticar e analisar áreas de intervenção com e para jovens.
- Colaborar na definição e gestão de recursos técnicos, logísticos, formativos e financeiros necessários para a realização de atividades juvenis, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços.
- Intervir no planeamento, organização, dinamização e avaliação de atividades de animação juvenil.
- Colaborar na elaboração e implementação de projetos de intervenção e desenvolvimento, de âmbito nacional e/ou internacional, destinados aos jovens.
- Intervir no desenvolvimento de campanhas de informação e comunicação, de âmbito nacional e/ou internacional, em temáticas da área da juventude.
- Promover a dimensão internacional da área da juventude, especialmente no espaço europeu, Ibero-americano e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com o portefólio de youth work do Conselho da Europa (CoE) o trabalho na área da juventude deve criar condições para os jovens identificando oito funções dos youth workers (Conselho da Europa (2015e) «Youth Work Portfolio»).
- responder às necessidades e aspirações dos jovens;
- criar ou prover oportunidades de aprendizagem para jovens;
- apoiar e empoderar os jovens para que compreendam e se envolvam na sociedade;
- apoiar os jovens a responderem de forma ativa e construtiva às relações interculturais;
- praticar ativamente avaliações para melhorar a qualidade do trabalho realizado;
- apoiar a aprendizagem coletiva em grupo;
- contribuir para o desenvolvimento da organização e para a melhoria das políticas e programas de juventude;
- desenvolver, implementar e avaliar projetos.
Contactos
e-mail: juventude@cm-guimaraes.pt
telefone: 253 421 200