Parlamento Jovem Europeu
O Parlamento Jovem Europeu (PJE) é um fórum de intercâmbio de jovens dos Municípios de Igualada (Espanha), Tacoronte (Espanha), Kaiserslautern (Alemanha), Compiègne (França) e Guimarães (Portugal), promovido pela associação intermunicipal de âmbito europeu, com a mesma denominação, sem fins lucrativos, criado em 2008, sob proposta do Município de Guimarães.
O PJE tem como objetivos fundamentais promover o estreitar de laços de amizade e confraternização; fomentar a entidade e a cooperação entre os seus municípios membros; debater questões da atualidade na União Europeia e no mundo em geral, através da apresentação de trabalhos elaborados por jovens a frequentar o ensino secundário.
O PJE tem por propósito desenvolver e aprofundar nos jovens europeus o gosto pelos valores e pelo espírito democrático, proporcionando-lhes a possibilidade de serem sujeitos de um processo de decisão política com influência na sua vida social. Com o objetivo de replicar o processo democrático europeu, o Parlamento Jovem Europeu apela ao sentimento de cidadania europeia dos jovens, de forma a instigar o debate sobre as principais questões da atualidade e a apresentação de medidas (práticas e exequíveis) para a resolução dos temas abordados.
O funcionamento deste Parlamento tem, essencialmente, duas fases: primeira fase a decorrer em cada uma das cidades individualmente e a segunda fase decorre numa das cidades escolhidas, com a presença de todas as demais.
Esta iniciativa de realização anual e de modo rotativo entre os municípios membros, tem tido a presença assídua e contínua das escolas de Guimarães desde a sua primeira edição, em abril de 2009, tendo sido já vencedora em três edições (2010,2013 e 2016).