14ª edição do GUIdance celebra a dança contemporânea com programação diversa e reflexões sobre a 'outralidade'
Festival internacional decorre de 6 a 15 de fevereiro de 2025 em Guimarães, com espetáculos, estreias nacionais, oficinas e debates.
A 14ª edição do GUIdance, Festival Internacional de Dança Contemporânea, acontecerá de 6 a 15 de fevereiro de 2025, em diversos espaços de Guimarães, incluindo o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Teatro Jordão e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). Este ano, o evento propõe um mergulho na ideia de "outralidade", um conceito que explora a relação com o "outro" – humano ou não humano –, promovendo novas formas de descoberta e interação.
Na sessão de apresentação do programa, que decorreu esta terça-feira no foyer do Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães e Presidente da Direção d’A Oficina, afirmou que a apresentação deste Guidance “marca a primeira revelação da programação cultural de 2025 para uma casa que, no próximo ano, celebra 20 anos de existência: o Centro Cultural Vila Flor”. Este espaço, que se tornou “um ponto de encontro essencial para os vimaranenses e um símbolo distintivo do projeto cultural de Guimarães”, tem, nas palavras de Paulo Lopes Silva, contribuído para “transformar os hábitos de consumo cultural, o envolvimento dos públicos e a criação artística no território”.
Sobre o Guidance, o Paulo Lopes Silva considera que “estamos perante o mais importante festival de dança contemporânea em Portugal”, que se tem desenvolvido além de uma programação artística, tornando-se um festival com “profundidade, com uma visão clara sobre o que queremos para o mundo através da arte”. É “um momento de reflexão sobre a sociedade e uma afirmação do papel transformador que a cultura deve ter no desenvolvimento humano e social", defendeu Paulo Lopes Silva
O festival contará com 9 espetáculos, entre os quais se destacam as estreias nacionais de Rocío Molina com “Al Fondo Riela (Lo Outro Del Uno)” e de Israel Galván, que encerrará o evento com "La Consagración de la Primavera". A programação também inclui apresentações de Clara Andermatt, Vera Mantero & Susana Santos Silva, e Silvia Gribaudi, explorando temas que vão desde as tradições culturais ao questionamento de padrões sociais e identitários.
Além dos espetáculos, o GUIdance promove um conjunto de ações paralelas, como masterclasses, debates, conversas com artistas, ensaios abertos, e oficinas em escolas, oferecendo oportunidades de interação entre público, criadores e intérpretes. O festival também conta com colaborações internacionais, reunindo artistas de países como Portugal, Espanha, França, Itália, Tunísia e Bélgica.
Os bilhetes, com preços entre 5 e 15 euros, já estão disponíveis para compra no site A Oficina e nas bilheteiras associadas. É possível adquirir assinaturas com descontos progressivos para assistir a vários espetáculos.
Com uma abordagem inovadora e provocadora, a 14ª edição do GUIdance reforça o papel de Guimarães como palco de excelência para a dança contemporânea, promovendo uma reflexão crítica e poética sobre o mundo que habitamos.