Acervo da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal enriquecido com nova coleção


Inaugurada a Exposição “Coleção de Postais Militares Uniformes Portugueses, Fortalezas Portuguesas e Brasões de Armas do século XIX até à primeira metade do seculo XX”, da autoria do General Ribeiro Arthur e do Mestre Alberto de Sousa.
Na tarde deste sábado, 8 de fevereiro, na Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, no Museu Militar Casa do Lanceiro, Convento de Santo António dos Capuchos, teve lugar a inauguração da exposição intitulada “Coleção de Postais Militares Uniformes Portugueses, Fortalezas Portuguesas e Brasões de Armas do século XIX até à primeira metade do seculo XX”, um trabalho minucioso de ilustração realizado pelo General Ribeiro Arthur e pelo Mestre Alberto de Sousa. O evento contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a convite do presidente da AVLP, Fernando Rego, que esteve acompanhado por João Vareta, Coronel de Cavalaria e presidente da Assembleia Geral da AVLP, e Paulo Pinto de Sousa, Coronel de Cavalaria.
Trata-se de um rigoroso trabalho artístico e documental que configura uma importante coleção com mais de três centenas de postais e que vem enriquecer o já notável acervo da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal. A visita à coleção, oferecida à associação sediada em Guimarães pelo Coronel de Engenharia Militar Ref, Henrique Alberto Cabral do Amaral, realizou-se após as intervenções protocolares, nas quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, fez questão de agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, representada pelo seu presidente Eduardo Leite, o apoio que tem vindo a prestar à AVLP, que se junta ao da Câmara Municipal. Para o edil, esta é "uma forma de reunir recursos para que se faça sempre mais e melhor em prol de Guimarães". Domingos Bragança agradeceu ainda a Fernando Rego o convite que lhe foi endereçado, mostrando a sua satisfação pelo incansável trabalho e pela disponibilidade que a AVLP sempre demonstra na dinamização da vida cultural da cidade. A terminar a sua intervenção, Domingos Bragança realçou a importância das Forças Armadas, especialmente no contexto mundial atual, e voltou a agradecer a todos por mais uma importante iniciativa cultural e de preservação da memória militar que Guimarães poderá agora apreciar.
Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, referiu ser uma "honra e orgulho" poder ter a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal no Convento de Santo António dos Capuchos, pois considera o trabalho de divulgação que tem vindo a ser desenvolvido muito importante e de qualidade.
Fernando Rego, presidente da AVLP, agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio da Câmara Municipal de Guimarães à associação a que preside, que considera "um caso único em todo o país". Agradecendo a todos a presença na inauguração da exposição, Fernando Rego referiu que a coleção, que agora é pertença da AVLP, se trata "de mais um importante reforço do acervo da Casa do Lanceiro", e que conta mais da história dos Lanceiros e das Forças Armadas portuguesas.
Para além desta nova coleção, o Museu Militar Casa do Lanceiro possui um vasto e bem cuidado acervo, recheado de itens que fazem as delícias de todos os apaixonados pela história militar de Portugal, e é um exemplo de como um conjunto de vontades, de entidades públicas e de privados, permitem a preservação do património histórico e da memória cultural portugueses.